Governo de Rondônia
03/07/2024

INOVAÇÃO

Aberto chamamento público para Projeto de Inteligência Artificial no Turismo

03 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O “Tambamigo” auxiliará os turistas a explorar os pontos turísticos do estado por meio de uma conversa online disponível 24 horas

A Secretaria Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) está com um chamamento aberto para empresas privadas da rede hoteleira, restaurantes e locais turísticos, para participar gratuitamente do inovador projeto “ChatBot”, uma inteligência artificial chamada “Tambamigo”, que auxiliará os turistas a explorar os pontos turísticos do estado, por meio de uma conversa online disponível 24 horas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a iniciativa coloca Rondônia na vanguarda da inovação tecnológica, no turismo. “Essa ferramenta vai proporcionar uma experiência moderna para os visitantes, ao mesmo tempo que fortalece o setor turístico e impulsiona o desenvolvimento econômico local,” pontuou.

TURISMO DIGITAL

O projeto Rondônia Chat foi desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e visa incentivar os turistas a explorarem as belezas de Rondônia de forma digital, promovendo o credenciamento de serviços turísticos. Com a crescente expansão da internet e conectividade, o setor de turismo tem se transformado, significativamente, integrando diversos prestadores de serviços, empreendedores, pequenas e médias empresas, além de consumidores. Este cenário dinâmico gera inúmeras oportunidades de negócios e renda.

INOVAÇÃO TURÍSTICA

A tecnologia vem revolucionando o turismo, possibilitando acesso ampliado à informação e gerando um alto volume de interações e dados. Com isso, é possível entender as preferências dos consumidores e estruturar produtos e serviços adequados, oferecendo pesquisas mais seguras e informadas. Através da virtualização (é um processo que permite que um computador compartilhe seus recursos de hardware com vários ambientes separados digitalmente) dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), utilizando Inteligência Artificial (IA) para atendimento remoto via QR Codes, espalhados em pontos turísticos e empreendimentos do setor.

COMO PARTICIPAR

As empresas interessadas em participarem, devem estar devidamente cadastradas e seguir todos os critérios e requisitos estabelecidos. A documentação obrigatória a ser apresentada na inscrição inclui:

  • Cópia de RG e CPF do representante legal da empresa e do procurador, quando houver;
  • Cópia da Procuração, quando houver;
  • Registro comercial, no caso de empresa individual;
  • Prova de inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes (CNPJ ou MEI);
  • Certidões com data de validade atualizadas:
  • Certidão Positiva de Tributos Municipais com Efeito Negativa;
  • Certidão Negativa de Tributos Estaduais;
  • Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
  • Certidão de Regularidade do FGTS;
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas; e
  • Certidão Negativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital: CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 0012024SETURRO. Importante ressaltar que, o candidato deve preencher o formulário disponível no edital e enviar as documentações para o e-mail: catdigitalseturro@gmail.com.

OBJETIVO DO PROJETO

  • Facilitar o acesso ao turismo de Rondônia de forma digital, dinâmica e rápida.
  • Inovar na oferta de informações turísticas através da virtualização dos CATs com Inteligência Artificial.
  • Fortalecer o mercado interno de turismo e dinamizar a cadeia de distribuição.
  • Proporcionar maior estabilidade ao setor de serviços e aumentar o fluxo turístico no estado.
  • Competir com serviços similares em outros estados e países.
  • Atender até 500 usuários por dia com um aplicativo móvel compatível com Android e iOS.

PÚBLICO-ALVO

O projeto é direcionado, tanto para rondonienses quanto aos turistas de outros estados, promovendo Rondônia como um destino turístico acessível e inovador. As empresas cadastradas no “ChatBot” serão direcionadas aos turistas, proporcionando atendimento e facilitando a exploração das maravilhas de Rondônia.

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, Rondônia inova no turismo com Inteligência Artificial e conectividade. “Com o ‘ChatBot’ e o ‘Tambamigo’, estamos à frente,  rumo à transformação digital, proporcionando uma experiência moderna e fortalecendo o desenvolvimento econômico local”, ressaltou.

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Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Gisele Louise
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Edital, Empresas, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Transparência, Turismo


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