Governo de Rondônia
24/12/2024

CAPACITAÇÃO

Reeducandas recebem certificados de formação em curso de encanamento e instalação predial

11 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reeducandas receberam oportunidade de capacitação dentro da unidade prisional

Reeducandas receberam oportunidade de capacitação dentro da unidade prisional

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou mais uma entrega de certificados, após conclusão de curso em parceria com o Senai, com capacitação para 20 reeducandas da Penitenciária Estadual Feminina, aptas a trabalhar com instalação predial e encanamento. A solenidade contou com a participação do secretário adjunto da Sejus, Marcus Amaral, o desembargador Daniel Lagos, o juiz de direito Gleucival Zeed, equipe do Senai, a Gerência de Reinserção Social e a direção da unidade.

A supervisora pedagógica do Senai, Alderlene da Silva Costa, explicou que o critério de seleção para a participação nos cursos é iniciado pela direção da unidade. A parceria já proporcionou às apenadas da penitenciária capacitação em pintura, pedreiro e revestimento em obras.

Para a reeducanda Kellen Cristina de Assis a oportunidade não possibilitou apenas a remissão de pena, mas o conhecimento. “Aprendemos bastante, coisas que lá fora podemos utilizar como meio de trabalho para todas nós. É muito importante o curso, quando a gente sair daqui, vai facilitar nossa vida lá fora. Minha expectativa é de sair e ser uma nova pessoa, dar mais valor nas coisas, na minha família e ver que a vida do crime não tem futuro pra ninguém, temos que trabalhar e estudar, ganhar nosso dinheiro honesto”, disse Kellen, que está em regime fechado há dois anos e deve sair da unidade em 2016.

O juiz de direito Gleucival Zeed Estevão falou sobre a importância da educação dentro das unidades prisionais e anunciou total apoio do judiciário nas ações de capacitação promovidas pelo Governo de Rondônia. “A educação, por si só, já é um grande feito na vida do ser humano, para aqueles que estão encarcerados, somando a questão da remissão da pena, a educação pode transpor os muros desta unidade e da vida”.

Para o secretário adjunto, Marcus Amaral, a oportunidade de capacitação é um investimento que traz resultados satisfatórios e todo incentivo é válido para que as reeducandas continuem estudando para retornarem à sociedade aptas ao trabalho.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo