Governo de Rondônia
25/02/2026

GOVERNANÇA AMBIENTAL

Governo de RO apresenta Plano Multinível de Prevenção aos Incêndios Florestais

25 de fevereiro de 2026 | Governo do Estado de Rondônia

O Plano Multinível de Prevenção aos Incêndios Florestais, organiza ações integradas de educação ambiental, fiscalização e mobilização comunitária

Durante a 2ª reunião ordinária do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CEPCIF), o governo de Rondônia apresentou o Plano Multinível de Prevenção aos Incêndios Florestais, estruturado em ações integradas de educação ambiental, fiscalização e mobilização comunitária. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), estabelece metas claras: reduzir focos de calor, ampliar a integração entre Estado e municípios, sensibilizar a população e fortalecer a governança ambiental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Plano Multinível consolida uma política pública permanente de enfrentamento às queimadas. “Estamos trabalhando com planejamento e integração. Educação ambiental, fiscalização e participação comunitária caminham juntas para proteger nossas florestas e garantir qualidade de vida à população”. A coordenadora da Ceam, Deigna Oliviak, reforçou que o engajamento social é peça-chave para mudar comportamentos e tornar o uso do fogo cada vez mais consciente e controlado em Rondônia.

SOBRE O PLANO

Os dados apresentados apontam redução de 82% nos índices de queimadas em relação a 2024

O plano prevê reuniões regionais com prefeitos e secretários, produção de materiais gráficos, criação das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIMEA) nos municípios, cursos para agentes ambientais voluntários e intensificação da divulgação em mídias locais. A metodologia está dividida em duas fases: de janeiro a junho, com foco em prevenção e campanhas educativas; e de julho a novembro, com fiscalização ostensiva e autuação de infratores, além de ações intensificadas durante o chamado “Setembro Cinza”.

RESULTADOS

Entre os resultados já apresentados pela Sedam estão 727 ações executadas, investimento superior a R$ 627 mil e alcance de mais de 145 mil pessoas. Os dados apontam ainda redução de 82% nos índices de queimadas em comparação ao mesmo período de 2024. O subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel BM Andrey Vinícius Ribeiro Vaz, destacou que “o alinhamento estratégico entre prevenção e resposta rápida tem sido decisivo para conter os focos de incêndio”.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Andréia Fortini
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Comunicação, Distritos, Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Municípios, Políticas Públicas, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Sociedade


Compartilhe