Governo de Rondônia
05/12/2025

REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Reeducandos recebem certificação por meio do projeto Música Além das Grades, em Rolim de Moura

17 de julho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O Projeto Música Além das Grades envolveu 17 internos do regime fechado masculino

Com o objetivo de promover a ressocialização e o fortalecimento da autoestima de pessoas privadas de liberdade por meio da música, o governo de Rondônia realizou, no dia 9 de julho, a cerimônia de certificação do encerramento do projeto Música Além das Grades, na Penitenciária Regional de Rolim de Moura.

Realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o projeto foi desenvolvido ao longo de quatro meses e culminou em uma apresentação coral dos participantes. Iniciado em 7 de março de 2024, a iniciativa envolveu 17 internos do regime fechado masculino, na modalidade de canto coral. Ministrado pelo músico Abrahão Cruz, o curso contou com aulas quinzenais de duas horas, sempre às sextas-feiras, totalizando 24 horas de capacitação.

O repertório escolhido para o coral foi cuidadosamente selecionado para dialogar com as experiências dos participantes e inspirar reflexões sobre superação, esperança e valorização da vida. Entre as músicas apresentadas estavam clássicos, como: “Tocando em Frente” (Almir Sater e Renato Teixeira), “Trem Bala” (Ana Vilela), “A Vida do Viajante” (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil) e “O Mundo da Paula” (Jamil Calasans).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a música tem o poder de transformar vidas. “Com a iniciativa, o governo fortalece a execução do trabalho em grupo e a conquista de uma habilidade artística, contribuindo para a reintegração social e a construção de uma nova identidade, promovendo benefícios para toda a sociedade.”

PROJETO

A iniciativa foi viabilizada por meio do Edital nº 01/2024, em consonância com a Lei nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional de Assistência à Cultura (PNAB) e com o Marco Regulatório do Fomento à Cultura (Lei nº 14.903/2024). A ação também segue as diretrizes estabelecidas pelos Decretos nº 11.740/2023 e nº 11.453/2023, que regulamentam as políticas de incentivo e fomento à cultura em âmbito nacional.

Conforme o secretário da Sejus, Marcus Rito, o projeto representa um importante avanço nas políticas públicas de reintegração social. “Através da cultura e da arte, conseguimos fortalecer o sentimento de pertencimento e a autoestima dos internos. Isso é fundamental para que eles possam se reerguer e reconstruir suas trajetórias de vida de forma positiva”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Arquivo Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Comunicação, Cursos, Direitos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Políticas Públicas, Rolim de Moura, Rondônia


Compartilhe