Governo de Rondônia
27/12/2024

INCLUSÃO SOCIAL

Formatura de projeto e exposição de bordados são realizados em unidade prisional de Jaru

26 de dezembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As internas exibem suas criações de bordado com temas natalinos, fortalecendo vínculos familiares e autoestima

Com o objetivo de oferecer ferramentas que contribuam para uma reintegração mais consciente e positiva dos internos, o governo de Rondônia realizou, no dia 13 de dezembro, a formatura do programa A Viagem do Prisioneiro e segunda exposição do projeto Bordando Arte, no Centro Regional de Ressocialização Augusto Simon Kemp (Crask), em Jaru.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Coordenadoria de Projetos de Reinserção Social, visa o fortalecimento de ações voltadas à ressocialização e reintegração de pessoas privadas de liberdade, com ênfase na transformação pessoal e no fortalecimento dos vínculos familiares.

VIAGEM DO PRISIONEIRO

O programa A Viagem do Prisioneiro é um estudo ecumênico de valorização humana sobre mudança de postura, com foco na espiritualidade. O curso foi aplicado em oito sessões, de 2 horas semanais, e os internos tiveram a oportunidade de refletir sobre suas ações e recomeçar suas jornadas com mais esperança e propósito. Ao final do programa, 10 internos receberam certificados de conclusão, como reconhecimento dos esforços e do compromisso com a mudança.

BORDANDO ARTE

No mesmo dia, também foi realizada a segunda exposição do projeto Bordando Arte, uma oficina que envolve 14 internas, tanto condenadas quanto provisórias, e que teve como destaque a produção de bordado com motivos natalinos. As participantes do projeto também confeccionaram peças personalizadas, muitas das quais foram feitas com o intuito de presentear seus familiares. O projeto tem como objetivo proporcionar habilidades manuais que promovem a autoestima e o resgate de vínculos afetivos.

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, as ações são uma oportunidade para os internos se expressarem artisticamente e, ao mesmo tempo, fortalecer laços com as famílias, parte fundamental do processo de reintegração social. “Os projetos proporcionam um novo olhar sobre suas vidas e transformação pessoal”, ressaltou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Arquivo Sejus e Quetlen Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Cursos, Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Jaru, Justiça, Políticas Públicas, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo