02/10/2024

Parabéns Porto Velho pelos 110 anos de história trilhando o desenvolvimento

02 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia celebra os 110 anos de criação de Porto Velho neste 2 de outubro

No dia 2 de outubro de 1914, há exatos 110 anos, era criada Porto Velho, capital de Rondônia, estado pujante que tem atraído os olhares do Brasil e do mundo. A criação do município deu início a uma história de conquistas e desenvolvimento. Ao longo dos anos, a cidade tem se transformado e evoluído, superando os desafios e avançando no crescimento a cada ano. O governo de Rondônia tem atuado de forma estratégica e comprometida com o processo de crescimento desta Capital, que tem avançado no desenvolvimento econômico, com oportunidades para continuar progredindo tanto no aspecto econômico quanto em melhorias na vida de cada cidadão portovelhense.

É notória a alegria da população em viver e construir sua história em Porto Velho. Importante destacar que, diversas iniciativas do governo do estado têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida de todos, com destaque para o fortalecimento da agricultura familiar, a regularização fundiária, infraestrutura, educação e a promoção da cultura e do lazer. São ações que transformam a cidade e asseguram um futuro mais próspero.

Revitalização da Praça Ecoparque Pirarucu

O governo de Rondônia tem investido na melhoria da infraestrutura de Porto Velho, com recursos de mais R$ 230 milhões para melhorias das ruas da Capital. Também realiza 11 obras em espaços públicos por meio de ações municipalistas, que ultrapassam mais de R$ 26 milhões, a exemplo da revitalização da Praça Ecoparque Pirarucu, no Bairro Areal e a revitalização da iluminação no Espaço Alternativo.

AGRICULTURA

Os produtores rurais de Porto Velho foram contemplados com a entrega de 260 maquinários; mais de 44 mil mudas de café clonal; 32 equipamentos e insumos para as cadeias produtivas, e ainda há a previsão de entrega de 506 toneladas de calcário até o final de 2024, a fim de impulsionar a agricultura, e assim fortalecer o município como produtor de alimentos para a população.

MEIO AMBIENTE

O cuidado com o meio ambiente também foi fortalecido com a modernização do Parque Tecnológico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em Porto Velho, com a destinação de 63 equipamentos, sendo 7 quadriciclos. Isso mostra o compromisso do governo em educar e orientar às boas práticas de defesa do meio ambiente; e fiscalizar e punir atos ilícitos contra o meio ambiente.

EDUCAÇÃO

Mais de R$ 43,9 milhões foram investidos em obras em mais de 60 escolas estaduais de Porto Velho. As melhorias realizadas fazem parte de um trabalho contínuo do governo do estado para promover a qualidade da educação em Rondônia.

SAÚDE

Outra área que também recebe investimentos do governo de Rondônia é a saúde. Mais de R$ 25 milhões foram destinados para esse eixo na Capital, sendo aplicados em Materno Infantil, Farmácia Básica e outras ações de atendimentos à saúde.

Rondônia cidadã em ação atendendo moradores de Porto velho

A população da Capital também tem acesso aos programas sociais do governo do estado, tais como: programa Mamãe Cheguei, com 2.509 gestantes atendidas; programa Mulher Protegida, com 769 atendimentos; programa Rondônia Cidadã com oferta de serviços essenciais para o desenvolvimento da cidadania, e o Prato Fácil, que oferta refeições saudáveis ao custo de apenas R$ 2 para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

SEGURANÇA PÚBLICA

A segurança pública da Capital também recebe atenção do governo de Rondônia. São investimentos de 41 veículos e 8.517 equipamentos para combate à criminalidade e valorização das forças de segurança.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Para impulsionar a economia de Porto Velho, foram liberados mais de R$ 6 milhões para manutenção dos pequenos negócios, por meio do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe). Além disso, mais de mil pessoas já foram atendidas e R$ 2.890 milhões negociados com o Feirão Limpa Nome, promovido pelo governo de Rondônia por meio do Procon, para ajudar a população na superação de dívidas, a fim de dar condições para que todos possam reconstruir uma situação financeira saudável.

COMPROMISSO

Essas e outras diversas ações marcam o compromisso do governo de Rondônia com o desenvolvimentodo de Porto Velho, uma cidade de grande importância histórica e estratégica. Sua contribuição para o fortalecimento do estado é inegável. Que este aniversário seja um momento de celebração e renovação do compromisso com o futuro, para que este município continue a trilhar o caminho do desenvolvimento.

Que Deus nos abençoe, com muita saúde e paz.

Marcos José Rocha dos Santos
Governador do Estado de Rondônia

Texto: Governo de Rondônia
Fotos: Daiane Mendonça, Thaissa Brandão e Frank Nery