14/09/2024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ações de conscientização sobre combate às queimadas e incêndios florestais contemplam moradores de Candeias do Jamari e distritos

12 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Moradores são conscientizados quanto ao Decreto que suspende temporariamente a permissão do uso do fogo em todo o estado de Rondônia

Em meio a um período crítico de estiagem, quando o risco de queimadas e incêndios florestais aumenta consideravelmente, as ações de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente tornam-se ainda mais urgentes e necessárias. Com o intuito de fortalecer o combate aos ilícitos ambientais, o governo de Rondônia realizou, no município de Candeias do Jamari e nos distritos de Nova Samuel e Triunfo, atividades voltadas ao combate às queimadas rurais e urbanas, na quarta-feira (11), ações que têm continuidade nesta quinta-feira(12).

Organizadas por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), em apoio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Candeias do Jamari, e parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), são realizadas atividades voltadas ao combate às queimadas rurais e urbanas, à conservação dos recursos hídricos, e que abrangem também o descarte correto dos resíduos sólidos.

As ações envolvem palestras em escolas, pitstops educativos e panfletagem

Segundo o secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Lagos, as ações envolvem palestras em escolas, pitstops educativos e panfletagem, todas visando educar a comunidade sobre os riscos das queimadas e como estas podem desencadear incêndios de grandes proporções, causando danos irreversíveis ao meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida.

Durante as atividades, os técnicos ressaltam também a importância do Decreto Estadual n° 29.428, de 28 de agosto de 2024, que suspende temporariamente a permissão do uso do fogo em todo o estado de Rondônia.

A coordenadora de Educação Ambiental, Deigna Lais Oliviak ressalta que, em um período crítico como este é fundamental realizar atividades que envolvam diretamente a população. A coordenadora destaca ainda que ao interagir proativamente com a comunidade, conseguimos aumentar a conscientização sobre os riscos das queimadas e a importância da conservação ambiental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a proximidade com os cidadãos permite esclarecer dúvidas, compartilhar informações importantes e promover ações práticas que ajudam a reduzir os impactos da estiagem e prevenir incêndios. “A participação de todos é essencial para enfrentarmos juntos esse desafio e proteger o meio ambiente,” ressaltou.

Neste mês, todas as atividades de Educação Ambiental são alusivas à campanha Setembro Cinza, prevista pela Lei nº 5.281, de 12 de janeiro de 2022, que tem por finalidade reforçar a importância da conscientização da população e auxiliar na concretização das ações de proteção ambiental e prevenção às queimadas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Lívia Balbino Guimarães
Fotos: Lívia Balbino Guimarães

Candeias do Jamari, Cidadania, Comunicação, Crise Hídrica, Crise hídrica e queimadas, Direitos, Ecologia, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Meio Ambiente, Municípios, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade