18/09/2024

OBRAS E INFRAESTRUTURA

Governo de RO entrega novas instalações em unidades prisionais do estado

17 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Investimentos nas unidades prisionais do estado promovem a reintegração social

Com o intuito de melhorar a infraestrutura das unidades prisionais de Rondônia e promover a reintegração social, o governo de Rondônia entregou novas celas, salas de apoio e de gestão, nos municípios de Rolim de Moura, Cerejeiras e Vilhena, entre os dias 4 e 5 de setembro. Com um investimento de R$ 2.064.239,31 (dois milhões, sessenta e quatro mil, duzentos e trinta e nove reais e trinta e um centavos) oriundo de recursos próprios, e utilização de mão de obra reeducanda, as obras foram realizadas por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com projeto elaborado pela Coordenadoria de Infraestrutura (Coinf).

A ação apresenta o trabalho do governo, na modernização do sistema prisional e promoção da reintegração social, oferecendo melhores condições para os privados de liberdade e os servidores que atuam nas unidades prisionais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a utilização do trabalho dos privados de liberdade nas obras é um reflexo das políticas do governo de estado, que promove soluções que aliem melhorias estruturais com o suporte à ressocialização.

Nova sala de apoio em Cerejeiras, para melhoria na gestão e suporte aos internos

O coordenador de Infraestrutura, Marcos Moreira destacou que, todo o trabalho acontece sob supervisão, com internos selecionados e capacitados, o que proporciona uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento das habilidades práticas na construção civil, resultando em obras com qualidade técnica.

O titular da Secretaria de Justiça, Marcus Rito, vistoriou as novas instalações e pontuou a importância dessas iniciativas à criação de um sistema prisional mais moderno, humano e eficiente. “Estamos trabalhando para garantir que as unidades prisionais ofereçam melhores condições em infraestrutura, e também possam promover a reintegração, por isso a importância da utilização da mão de obra reintegranda. Essas reformas são um passo relevante nesse processo, proporcionando mais conforto e melhores condições aos servidores,” salientou.

ROLIM DE MOURA

Com investimento de R$ 246.247,70 (duzentos e quarenta e seis mil, duzentos e quarenta e sete reais e setenta centavos), foram entregues à nova sede da Diretoria Regional; e três salas de visitas na Casa de Detenção de Rolim de Moura. A obra contou com mão de obra de 10 reeducandos e as instalações vão proporcionar um atendimento mais humanizado aos privados de liberdade e seus familiares, além de melhores condições de trabalho para atuação da equipe da regional.

CEREJEIRAS

Na Casa de Detenção de Cerejeiras foram construídas três salas de visita, sala da direção, de aula e alojamento mais amplo e confortável aos servidores. O investimento foi de R$ 291.049,40 (duzentos e noventa e um mil, quarenta e nove reais e quarenta centavos) e contou com o trabalho de 16 internos.

VILHENA

Foram utilizadas mãos de obra de 15 internos e investidos R$ 1.526.942,21 (um milhão, quinhentos e vinte e seis mil, novecentos e quarenta e dois reais e vinte e um centavos) na Penitenciária Feminina e Semiaberto Masculino, em Vilhena, com um novo bloco, contendo salas administrativas e um pavilhão com 16 celas, totalizando 120 novas vagas aos custodiados cumprirem suas penas de forma mais segura e humanizada. Além disso, o novo espaço possui uma área de 306 m² que será utilizada para o banho de sol e adaptada à prática esportiva entre os internos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça

Cerejeiras, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Municípios, Obras, Políticas Públicas, Rolim de Moura, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Vilhena, Vilhena