31/08/2024

ESTRATÉGIAS COORDENADAS

Combate às queimadas é reforçado pelo governo de RO em reunião interinstitucional

27 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Foram discutidas estratégias de cooperação e ações integradas entre os órgãos

Buscando combater o uso e manejo do fogo durante os períodos de estiagem, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participou na segunda-feira (26) de uma reunião de forma remota; preparatória do plano de ação, com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Durante o encontro, foram discutidas estratégias de cooperação e ações integradas entre os órgãos federais e estaduais para intensificar os esforços de prevenção e controle das queimadas, que têm impactado gravemente o meio ambiente. A iniciativa tem por objetivo implementar uma estratégia coordenada entre forças de defesa e fiscalização, envolvendo órgãos federais e estaduais.

A reunião teve a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e dos estados do Pará e Amazonas. O encontro apresentou o tema central, a articulação interinstitucional para o combate aos incêndios florestais na região Amazônica. A colaboração entre as diferentes esferas de governo e a adoção de tecnologias avançadas foram identificadas como fundamentais para garantir uma resposta rápida e eficaz diante dos desafios impostos pelos incêndios.

A iniciativa visa implementar estratégias coordenadas entre forças de defesa e fiscalização

PRESERVAÇÃO DE RECURSOS

Durante o encontro, foi reafirmado o compromisso do Estado com a preservação ambiental e a importância da união de esforços para proteger as florestas e assegurar a sustentabilidade da região. Dentre as tratativas, evidenciou-se o empenho em adotar medidas concretas ao enfrentamento das queimadas e preservação dos recursos naturais. Ficou observado que, somente através da colaboração e do uso de tecnologias avançadas será possível enfrentar o desafio das queimadas e assegurar um futuro sustentável para toda a região.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a reunião é um passo importante para o fortalecimento das ações no combate aos incêndios florestais. “A preservação da Amazônia é uma responsabilidade compartilhada e exige um esforço conjunto entre todos os níveis de governo e instituições. Estamos comprometidos com a proteção do meio ambiente e seguimos trabalhando com afinco para garantir que as ações integradas discutidas se traduzam em resultados concretos”, pontuou.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, reunir forças com o Ministério do Meio Ambiente, Ibama e os estados vizinhos, são ações fundamentais para fortalecer nossa capacidade de resposta aos incêndios florestais. “O estado de Rondônia está totalmente engajado em adotar medidas eficazes à prevenção e controle das queimadas. A integração entre as diferentes instituições e o compartilhamento de tecnologias e recursos são essenciais para que possamos enfrentar os desafios com maior eficácia e, assim, proteger nossas florestas para as futuras gerações”, enfatizou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Valdiney de Araújo Campos

Agricultura, Agropecuária, Ecologia, Economia, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores