26/08/2024

PROTEÇÃO À VIDA

Primeiros Socorros é tema de palestra educativa de trânsito em escola de Ji-Paraná

26 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Quatrocentos e cinquenta alunos do ensino fundamental II foram orientados como proceder em caso de acidentes

Em conformidade com o artigo 74, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata a educação de trânsito como direito de todos e dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) atendeu ao pedido da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adeildo Martins em ministrar palestra para 450 alunos e professores da instituição. Com o tema “Primeiros Socorros”, a ação aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto, em Ji-Paraná.

A iniciativa faz parte do calendário escolar, e atendeu ao Programa Saúde na Escola (PSE), direcionada aos alunos do Ensino Fundamental II. A ação foi coordenada pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Urupá.

PRIMEIROS SOCORROS

Alunos puderam conhecer e praticar primeiros socorros

Os Primeiros Socorros são os cuidados iniciais que devem ser prestados rapidamente à uma pessoa vítima de sinistro ou mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento das condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência especializada.

Nesse sentido, a educadora de trânsito, Marta Luna, orientou a comunidade escolar sobre procedimentos importantes em caso de acidentes em que ocorram fraturas, hemorragias, engasgos e parada cardiorrespiratória, entre elas: desengasgo e desafogamento, massagem cardíaca, estancar sangramentos, amenizar queimaduras, cuidados com fraturas, e transporte de vítimas.

“O mais importante é manter a calma, acionar o atendimento de emergência especializado, colocando em prática os primeiros socorros, seja em casa, na escola ou trânsito”, explicou a educadora de trânsito.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou a união das instituições com foco no mesmo propósito, levar educação e trazer mais segurança viária para a comunidade. “A iniciativa assertiva, certamente promoverá mais segurança no trânsito, salvando vidas.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Ricardo de Paulo Pereira

Direitos, Educação, Governo, Ji-Paraná, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Urupá