09/08/2024

SOLIDARIEDADE

Alvorada do Oeste é o próximo destino da ação de coleta de sangue “Fhemeron Itinerante”, neste sábado, 10

09 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Governo realiza ações intensificadas nos municípios desde janeiro para evitar escassez no estoque de sangue

Com a meta de coletar mais de 100 bolsas de sangue, o município de Alvorada do Oeste recebe a próxima ação do “Fhemeron Itinerante”, do governo de Rondônia, que acontece neste sábado (10). Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h . As pessoas que queiram se voluntariar com o ato, devem comparecer na Unidade Básica de Saúde Maria Lúcia Rodrigues (Casa da Gestante), localizada na Avenida Marechal Deodoro, nº 4.857, Bairro Centro.

A iniciativa, que tem por objetivo manter o abastecimento da hemorrede estadual, é coordenada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), e conta com organização da equipe de técnicos do hemocentro regional de Cacoal.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o estado vem realizando ações intensificadas nos municípios desde janeiro para evitar desabastecimento de sangue na hemorrede. “O governo está comprometido em disponibilizar o insumo a todos, considerando a demanda que atende unidades de saúde públicas e privadas que precisam realizar procedimentos médicos. Por isso, é importante a doação de cada cidadão, o que valoriza ainda mais, a iniciativa realizada diretamente nos municípios.”

Segundo o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, é importante reconhecer o trabalho desenvolvido para que as ações itinerantes cheguem em todo o estado, levando a estrutura dos hemocentros aos locais das coletas. “A iniciativa do governo de Rondônia tem fortalecido o estoque de sangue”, frisou.

Para fazer parte da ação, a população deve seguir alguns critérios estabelecidos, tais como:

• Estar bem de saúde e alimentado;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos com autorização dos pais);
  • Pesar 50 kg ou mais;
  • Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
  • Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
  • Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
  • Tomar um café da manhã leve;
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses); e
  • Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).

FHEMERON ITINERANTE

Os interessados de outras localidades, também podem procurar um hemocentro próximo ou verificar se a coleta móvel do governo está acontecendo onde moram. As próximas edições do “Fhemeron Itinerante” podem ser conferidas de acordo com o seguinte cronograma:

• 16 e 17 de agosto – Ouro Preto do Oeste e Colorado do Oeste
  • 23 e 24 de agosto – Ministro Andreazza e Machadinho d’Oeste
  • 30 e 31 de agosto – Guajará-Mirim
  • 13 e 14 de setembro – Pimenta Bueno
  • 20 e 21 de setembro – Nova Brasilândia d’Oeste e Presidente Médici
  • 27 e 28 de setembro – Cujubim

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Esio Mendes

Alvorada do Oeste, Cidadania, Colorado do Oeste, Cujubim, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Municípios, Nova Brasilândia do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Políticas Públicas, Presidente Médici, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade