02/07/2024

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Governo de RO realiza obras de contenção no Rio Boa Vista, em Ouro Preto do Oeste

01 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As pedras estão sendo empilhadas, criando uma barragem no rio Boa Vista em Ouro Preto do Oeste

Com o intuito de aumentar o nível da água do rio, para assegurar o fornecimento aos moradores da região de Ouro Preto do Oeste durante o verão amazônico, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) iniciou, nesta segunda-feira (1º), as obras de contenção no Rio Boa Vista. Após a autorização do órgão ambiental do município, a iniciativa visa elevar o nível da água do principal ponto de captação da companhia na cidade, garantindo a captação, tratamento e distribuição adequada aos moradores da região.

Segundo o gerente da Caerd, em Ouro Preto do Oeste, José Iram Dantas de Lima, a última medição de vazão do rio, realizada em 3 de junho deste ano pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), registrou 2.707 litros por segundo. No entanto, há preocupação de que o nível baixe devido à estiagem que chegou mais cedo este ano. “Hoje, o Rio Boa Vista tem bastante água, mas é preciso antecipar as ações. Os órgãos de controle do tempo informam que a estiagem de 2024 será mais severa. Não queremos que a vazão caia para 871 litros por segundo como ocorreu em 2022, quando o rio ficou muito seco no final de agosto e setembro”, destacou.

No primeiro estágio das obras, uma máquina está sendo usada para realizar o revestimento de pedras, criando a barragem. Funcionários da companhia e mão de obra reeducanda, cedida pela Secretaria Regional de governo no município, e com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, estão preenchendo sacos com areia que serão usados na represa. O trabalho é supervisionado pelo engenheiro civil da Caerd, Vagner Zacarini, junto à equipe local da empresa.

Funcionários estão preenchendo sacos com areia que serão usados para revestir as pedras

“Os sacos de areia serão usados para revestir as pedras, seguidos pela aplicação de uma lona e mais uma camada de sacos de areia. Essa contenção permitirá o transbordo por cima da parede, mantendo a reserva de volume de água do rio para captação,” explicou Zacarini.

A ação integra o Plano de Urgência e Contingência à Crise Hídrica de 2024, desenvolvido pela Caerd para minimizar os impactos da escassez de água e garantir o abastecimento de água tratada durante o período crítico.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Para o diretor técnico e operacional, Lauro Fernandes, o plano abrange todos os municípios e localidades assistidos pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, com foco especial nas cidades de Espigão do Oeste, Cerejeiras e Ouro Preto do Oeste, consideradas de risco extremo devido à falta de recursos hídricos abundantes. “A região de Ouro Preto não dispõe de fartura hídrica. A sazonalidade na Amazônia afeta diretamente o abastecimento de água, uma vez que os cursos d’água são de pequeno porte e sofrem drasticamente com a redução de seus níveis durante o verão. É importante que as famílias utilizem a água de forma consciente, somente em atividades essenciais,” ressaltou.

O diretor também orientou sobre a importância de instalar caixas d’água de pelo menos 500 litros nas residências, conforme a Lei Federal do Saneamento Básico nº 11.445 e a NBR 5626 da ABNT, que regulamentam a instalação de reservatórios. “Ter uma caixa d’água em casa garante um fornecimento contínuo durante interrupções no abastecimento, e evita sobrecargas nas tubulações.”

Texto: Rejane Júlia
Fotos: José Iram Dantas

Água, Crise Hídrica, Governo, Obras, Ouro Preto do Oeste, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade