Governo de Rondônia
22/11/2024

CIDADANIA

Mutirão garante nova Carteira de Identidade Nacional para reeducandos e socioeducandos, em Ariquemes

22 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O mutirão busca contribuir garantia do direito à cidadania

Mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) realizado em Ariquemes, com o objetivo de garantir o direito à cidadania de reeducandos e socioeducandos, aconteceu entre os dias 13 e 17 de maio, nas unidades prisionais e na unidade socioeducativa do município.

O mutirão foi executado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), através da Casa da Cidadania, setor integrado à Gerência de Reinserção Social (Geres), e busca contribuir para que o interno e os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas tenham garantia do direito à cidadania. Com o documento, os reeducandos e socioeducandos podem se matricular em projetos educacionais básicos, cursos profissionalizantes, e exercer atividades laborais no cumprimento e pós-cumprimento de pena.

RESSOCIALIZAÇÃO

Atendimentos foram realizados em Ariquemes

O governo de Rondônia ressaltou a relevância da ação para promover a ressocialização com maior abrangência, mediante as atividades educacionais e laborais ofertadas pelo estado.

O secretário da Sejus, Marcus Rito destacou que, alguns internos chegam nas unidades prisionais sem nenhum tipo de documentação, dificultando o acesso às atividades de ressocialização, às políticas públicas, e até mesmo a reinserção no mercado de trabalho no pós-cumprimento de pena. “Ampliar a ação, assegura às pessoas privadas de liberdade o exercício da cidadania”, ressaltou.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues e Taiana Mendonça
Fotos: Larysse Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ariquemes, Assistência Social, Cidadania, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Políticas Públicas, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo