05/07/2024

SIMULAÇÃO

Maio Amarelo: ação simula resgate de vítima de acidente de trânsito

16 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Bombeiros simulam o resgate utilizando todos os recursos disponíveis para garantir a segurança dos envolvidos

Como parte integrante da campanha Maio Amarelo, cujo tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”, o Governo de Rondônia realizou na manhã desta quinta-feira (16), uma simulação de resgate a feridos em acidente automobilístico, com o objetivo de chamar a atenção para conscientização acerca de um trânsito mais seguro. O evento aconteceu em frente ao prédio do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

A simulação contou com a participação dos parceiros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Liga de Trauma.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância das simulações, que têm o intuito de mostrar que as equipes estão preparadas e equipadas para atender à população em sinistros dessa natureza. “Temos realizado investimentos constantes para melhor equipar e preparar as equipes, para atuação em situações reais. É imprescindível que a população esteja consciente para garantir um trânsito mais seguro”, salientou.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, enfatizou que estas ações chamam a atenção da população, pois envolvem grande número de pessoas, com demonstrações que exigem habilidade e cuidado. No entanto, ressaltou ainda, “é preciso que cada motorista esteja mais atento e seja mais prudente, respeitando a sinalização para um trânsito seguro.

AÇÃO

As equipes atenderam simultaneamente aos acidentados, com todos os cuidados necessários

A simulação contou com a participação de atores no acidente, representando duas vítimas; uma que havia sido projetada para fora do veículo e outra que se encontrava presa às ferragens. A encenação foi narrada, demonstrando o passo a passo e a  decisão que as equipes de socorristas precisam tomar no cuidado com a saúde da vítima.

O Corpo de Bombeiros Militar está equipado para dar socorro em acidentes com o que há de mais moderno em termos de equipamentos. A equipe passa, periodicamente, por treinamentos especializados para o aprimoramento das técnicas de resgate às vítimas.

O coordenador da Eptran, Marcos Freire ressaltou a parceria com o TCE, que junto ao Detran-RO viabilizou a execução da simulação. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do comportamento adequado no trânsito. Agradecemos aos parceiros que colaboraram no treinamento”.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Geovani Berno e Geovane Andrade

Governo, Governo Fez e Faz, Polícia, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito