Governo de Rondônia
22/11/2024

MONITORAMENTO AMBIENTAL

Rondônia avança em capacitação no processo de monitoramento e gestão ambiental

13 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A oficina contou com representantes da Diretoria de Governança Climática, na Embaixada do Reino Unido, em Brasília

Com o objetivo de capacitar técnicos para a realização do cálculo dos níveis de créditos estaduais de carbono, o Governo de Rondônia participou da capacitação em Mensuração/Monitoramento, Relato e Verificação (MRV), referente aos projetos de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), no período de 4 a 7 de março, etapa fundamental no processo de monitoramento e gestão ambiental. A oficina ocorreu na Embaixada do Reino Unido, em Brasília (DF), oferecendo uma  qualificação técnica para o padrão de certificação internacional de carbono florestal.

A participação se deu através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com a participação de representantes da Diretoria de Governança Climática (DGOVCLIMA).

O evento destacou a importância do levantamento e monitoramento de emissões estaduais e cálculo de níveis de crédito de carbono

Esses créditos têm importância no contexto das estratégias de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, que visam combater as mudanças climáticas ao proteger as florestas, e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

DESENVOLVIMENTO

O evento foi conduzido, seguindo as metodologias nacionais do Forest Reference Emission Level (FREL) – referencial a partir do qual o resultado das ações de REDD+ é medido a 4ª Comunicação Nacional e o padrão ART/TREES, conforme o Projeto “Apoio Técnico aos Estados da Amazônia Brasileira em Financiamento de REDD+ (JANELA B)”. Essa consultoria é liderada pelo Programa das Nações Unidas, para o Desenvolvimento (PNUD), e executada por uma empresa especializada em soluções para questões ambientais. 

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o evento é importante, pois oferece capacitação técnica fundamental à implementação de políticas de conservação e monitoramento ambiental. “A participação na oficina permitiu acessar conhecimentos e metodologias essenciais para calcular e monitorar os níveis de crédito estaduais, contribuindo assim, para o fortalecimento das ações de preservação ambiental e ao cumprimento de compromissos internacionais, relacionados à redução das emissões de gases de efeito estufa”, pontuou.

O diretor de Governança Climática, Diogo Martins Rosa destacou a importância dessa agenda para Rondônia, especialmente no que diz respeito ao levantamento e monitoramento de emissões estaduais e ao cálculo de níveis de crédito de carbono. Esta estratégia está alinhada com as metas e planos do Governo Estadual, para financiamento climático. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Leandro Barbosa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Ecologia, Economia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo