Governo de Rondônia
28/04/2024

RETROSPECTIVA 2023

Premiação, simpósio, lançamentos e conquistas foram destaques nas ações científicas, tecnológicas e de pesquisa em Rondônia 

27 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Ações de desenvolvimento das ações científicas, tecnológicas e à pesquisa foram fomentadas

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das ações científicas e tecnológicas e a pesquisa, bem como as estratégias de desenvolvimento de Rondônia durante o ano de 2023, a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), implementou ações para identificar, adaptar e transferir, sobretudo para as pequenas e médias empresas agrícolas ou industriais, a tecnologia requerida no Estado.

Segundo o presidente da Fapero, Paulo Haddad, além do acompanhamento das pesquisas que vêm se desenvolvendo de anos anteriores tais como o Programa de Apoio a Eventos (PAE-2022) que encerra este ano; o primeiro chamamento voltado à restauração ecológica na produção piscícola da agricultura familiar; a Chamada Universal 2022 que atende todas as áreas do conhecimento humano; destaca-se o encerramento do primeiro programa de subvenção a ideias inovadoras do Estado, o Programa Centelha II, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que dará origem a mais parcerias com o Programa Tecnova III e um novo Programa Centelha III.

Os programas de bolsas para Capacitação e Fixação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia (Cafix) da Fapero, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social ‍(Seas), que visam fixar jovens com formação em alto nível e apoiam as referidas secretarias, desenvolvendo conhecimento nas respectivas áreas, terão continuidade.

Para  o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Estado vem crescendo e se destacando desde 2019, e atua com Hubs de inovação (espaços físicos ou virtuais nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores). Nos últimos três anos, o Estado passou a colher os resultados com o lançamento do Programa Centelha.

PREMIAÇÃO

Pesquisador rondoniense, Luis Francisco Machado Pfeifer

Em abril, o pesquisador Luis Francisco de Machado Pfeifer, amparado em suas pesquisas pela Fapero, conquistou a 1ª colocação na premiação nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), realizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) em parceria institucional com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para incentivo à pesquisa no Brasil.

Entre as ferramentas desenvolvidas a partir das pesquisas, destaca-se o Sistema de Avaliação do Grau de Acabamento Bovino (Sagabov), dispositivo que permite ao produtor rural avaliar de forma rápida e precisa, o acabamento da carcaça dos bovinos destinados ao abate. O pesquisador também desenvolveu  o “Vetscore”, uma ferramenta simples formada por duas réguas, que permite ao produtor obter informações precisas sobre a condição corporal do animal e, a partir delas, selecionar animais mais adequados, resultando em maior ganho em fertilidade e produção de leite.

Planta Ochroma pyramidal, conhecida como pau-de-balsa

Em maio, uma importante pesquisa que tem incentivo do Governo de Rondônia, por meio da Fapero, tem chamado a atenção da comunidade científica e também ambiental. Trata-se da utilização de uma planta típica da região amazônica, capaz de substituir o mercúrio no processo da formação da amálgama do ouro (liga de ouro com mercúrio utilizado na extração de ouro). A pesquisa é realizada no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e está sob a liderança do professor Wanderley Rodrigues Bastos e da botânica Marta Pereira, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A pesquisa, que está em andamento, pretende buscar uma solução capaz de isolar a propriedade da planta, e assim substituir o mercúrio.

No mês de dezembro, a Fapero realizou a premiação científica “Dr. Abnael Machado de Lima” In Memorian, para reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores com trabalhos de grande potencial e/ou contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do estado de Rondônia, além de profissionais da área de comunicação, atuantes na difusão de pesquisas científicas, tecnológicas e inovação. Os premiados concorrerão ao prêmio nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A Fundação articula e recebe mais de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares estaduais para pesquisas na área ambiental, de cidades inteligentes e no desenvolvimento de programas para a agricultura familiar.

SIMPÓSIO

Este ano foi realizado o maior evento científico de Rondônia, o I Simpósio de Ciência e Pesquisa (Simfap), que apresentou os resultados de pesquisas financiadas pela Fapero ao longo dos últimos dez anos, a fim de prestar contas à sociedade e entidades ligadas à ciência, tecnologia e inovação, bem como gerar estímulo ao conhecimento e inovação tecnológica, além de incentivo ao desenvolvimento de ciência, a tecnologia e inovação no Estado. O evento foi realizado pela Fundação e teve a participação da representante do Governo de Espanha para Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Maria del Pilar de Miguel Ortega, e do pesquisador sueco Dr. Alex Enrich Prast.

CONQUISTA

Rondônia saltou da 21ª para 16ª

Rondônia subiu cinco pontos em competitividade no Ranking Nacional de Inovação, pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Em agosto, foi divulgado que o Estado saltou da 21ª para 16ª posição. Os dados foram divulgados na 12ª edição, e avaliou as 27 unidades federativas. O resultado coloca Rondônia na 2ª posição do Norte do Brasil nos quesitos Orçamento de Ciência, Tecnologia e Inovação; Patentes; Bolsas de Pós-Graduação e Empreendimentos Inovadores. Os investimentos em ciência, tecnologia e inovação foram instruídos pelo Governo do Estado que, por meio das ações da Fapero, começam a apresentar resultados para Rondônia.

LANÇAMENTOS

Em outubro foi lançado o Programa Nacional Inova Amazônia, que visa fomentar apoiar e desenvolver pequenos negócios inovadores na área de Bioeconomia. O Inova Amazônia foi lançado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em novembro, a Fapero aderiu à iniciativa do programa nacional da Confap, Amazônia+10, cujo objetivo é apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico na Amazônia Legal, tendo como foco uma melhor compreensão das interações natureza-sociedade para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Os estudos, apoiados no âmbito desta iniciativa, devem avançar o conhecimento científico sobre a região e, conjuntamente com atores relevantes para as formulações de políticas públicas, atrair investimentos públicos e privados de forma a promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo. Nesta sua segunda chamada fomentará o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador em Rondônia mediante a chamada nacional Expedições Amazônicas, com os estados que compõem a Amazônia Legal (obrigatoriamente) e diversos outros estados brasileiros, o CNPq e diversas entidades internacionais de pesquisa e outros.

CHAMAMENTOS

Ao final de 2023 foram lançados seis chamamentos para fomentar o desenvolvimento das ações científicas e tecnológicas e pesquisa em Rondônia:

  • Programa de Apoio à Pesquisa e Soluções Inovadoras para a Fruticultura no Estado de Rondônia (PAP-agritech fruticultura), visa o melhoramento da quantidade e da qualidade da produção de frutas no Estado pela agricultura familiar, para melhorar a renda e reduzir o valor das frutas e seus derivados para o consumidor rondoniense;
  • Programa de Apoio à Pesquisa para Publicação Científica (PAP – publica). O programa tem o objetivo de apoiar o registro de trabalhos feitos por pesquisadores do Estado e que servirão de material de consulta a outros pesquisadores;
  • Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Cadeias Produtivas no estado de Rondônia (PAP cadeias produtivas). Este programa objetiva fortalecer caminhos desde a produção até a colocação no mercado dos produtos primários da agricultura familiar e populações tradicionais;
  • Programa de Apoio a Eventos Científicos e Tecnológicos (PAE). O programa  terá continuidade visando o intercâmbio de palestras, simpósios e outros eventos que visam apoiar a formação e o conhecimento no Estado;
  • Programa de Apoio à Pesquisa (PAP/universal áreas prioritárias). Outro programa de sucesso que busca alcançar projetos que melhorem o desempenho da agricultura familiar no Estado em todas as suas vertentes;
  • Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PBIC/PBIT). Programa consagrado do CNPq e FAPs pelo Brasil afora. O Governo do Estado vem aumentando paulatinamente, ano a ano, o número de alunos de graduação apoiados em suas pesquisas, este chamamento atenderá 95 novos alunos com investimento de R$ 798 mil.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Victória Angelo Bacon e Cíntia Xavier
Fotos: Arquivo Fapero
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Piscicultura, Retrospectiva 2023, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo