27/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Governo de Rondônia defende infraestrutura sustentável como solução para a BR-319 durante reunião com “Grupo de Trabalho”

24 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A população tem um grande desafio ao trafegar pela estrada, especialmente nos períodos chuvosos, devido aos atoleiros

A pavimentação da BR-319, que liga o estado do Amazonas a Rondônia, foi discutida em reunião realizada pelo Ministério do Transporte, com o grupo de trabalho destinado a estudar a viabilidade da obra, na quarta-feira(22). O Governo de Rondônia participou das discussões e defendeu uma infraestrutura sustentável como solução para a rodovia, uma iniciativa que fortalecerá o progresso do Estado.

Aberta na década de 70, a RO-319 necessita de estudos socioambientais que sinalizem a viabilidade de pavimentação a fim de proporcionar melhores condições de tráfego pela estrada, e ao mesmo tempo assegurando a preservação da flora e fauna da região. A rodovia é considerada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, um caminho essencial para o trânsito de pessoas e mercadorias na região Norte do país. É a única rodovia que liga os estados do Amazonas e Roraima a Rondônia e outros estados do Brasil.

‘‘A situação atual da BR-319 impõe uma jornada sofrida para quem necessita transitar por ela. Nossa população deseja a pavimentação da rodovia para ter mais segurança e dignidade ao trafegar na via. Por essa razão, o Governo de Rondônia reforça o pedido para que a obra aconteça, respeitando o meio ambiente e também o direito da  população de ter uma estrada federal moderna, como temos em outros estados do nosso país’’, salientou o governador, que participou da reunião de forma remota.

Ponte em Porto Velho dá acesso à BR-319, que liga Rondônia ao estado do Amazonas

A melhoria da rodovia tem sido uma das principais solicitações do Governo de Rondônia junto ao Governo Federal, considerando que a população tem um grande desafio ao trafegar pela estrada, especialmente nos períodos chuvosos devido aos atoleiros.

ANÁLISE

Um “Grupo de Trabalho” foi criado este mês para analisar a viabilidade da obra e apontar a melhor maneira de reconstruir a BR-319. Na reunião, o grupo liderado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, colheu apontamentos feitos por governadores e parlamentares da bancada federal dos estados da Amazônia Legal.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Agência Brasil

Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Trânsito, Transporte