Governo de Rondônia
27/04/2024

SETEMBRO AMARELO

Servidoras e reeducandas recebem ‘Dia da Beleza’ na Penitenciária Estadual Feminina Suely Maria Mendonça, em Porto Velho

30 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Edição do 5º Acuda Itinerante foi destaque

Em alusão ao Setembro Amarelo, foi promovido o “Dia  da Beleza”  na Penitenciária Estadual Feminina Suely Maria Mendonça, em Porto Velho, com o objetivo de renovar a autoestima através da promoção do autocuidado entre as internas e servidoras da unidade. O evento é uma iniciativa do Governo de Rondônia e aconteceu na quarta-feira (27).

Idealizado e coordenado pelo Núcleo de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional – Nuamsp, da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, de grupos específicos e população LGBTQIA+, o evento realizou 88 atendimentos com serviços de cortes de cabelo, esmaltação de unhas, limpeza de pele e maquiagem.

A equipe foi composta por colaboradores de uma associação beneficente e de uma empresa do ramo de cosméticos.  A ação encerrou com a apresentação de palestra com o tema: “Valorização da Vida”.

A chefe da Nuamsp, Evelin Caroline destacou que, é possível e necessário o autocuidado. “É satisfatório proporcionar serviços de beleza às servidoras. É a demonstração de um reconhecimento a todo o trabalho que elas exercem dentro das unidades prisionais. Para as reeducandas, nesse processo de cumprimento de pena, demonstramos que a sociedade não as esqueceu e que é possível sim, resgatar o amor próprio para a construção de um futuro diferente”, enfatizou.

OUTRAS AÇÕES

O Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça também recebeu  a edição do 5º Acuda Itinerante, oferecido pela Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e do Egresso – Acuda, em parceria com o Governo do Estado e Sejus, no dia 25 de setembro. O evento, que é ofertado uma vez ao mês em unidades prisionais, assistiu 78 reeducandas que participaram da palestra Brahma Kumaris – Humildade, receberam  atendimentos jurídicos e sociais como: cuidado pessoal, psicológico, Terapias Integrativas e Complementares – PICS, e também houve entrega de 90 kits higiênicos, doações de livros e roupas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues e Taiana Queiroz
Fotos: Evelin Caroline
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo