16/07/2024

PROGRAMA

Diretores do Detran Rondônia realizam intercâmbio para discutir ações na sede da Autarquia em São Paulo

27 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A visita dos diretores do Detran/RO discutiu as boas práticas aplicadas pelo Detran/SP em convênios

Na segunda-feira (26), o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO, Léo Moraes, juntamente ao diretor-geral adjunto, Paulo Higo Ferreira de Almeida, realizaram uma visita institucional à sede do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Detran/SP, com o objetivo de  discutir as boas práticas aplicadas nos convênios realizados pela Autarquia, além do programa Respeito à Vida, criado para viabilizar ações com foco na redução de sinistros e fatalidades no trânsito.

Na oportunidade conheceram uma máquina de demarcação viária

Durante a visita, os diretores foram recebidos pela assessora do programa Respeito à Vida,  Carmeliza Alves, pelo coordenador técnico do programa, Evandro Vale, e pela assessora de gabinete, Nalva Brant. Na oportunidade, conheceram uma máquina de demarcação viária.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes destacou a importância desse encontro e ressaltou a intenção de aprender com a experiência paulista para promover um sistema de convênios mais eficiente, em Rondônia. Enfatizou, ainda, a relevância dos convênios para estabelecer um diálogo produtivo com as prefeituras e agilizar a realização de obras e ações no Estado.

“No estado de Rondônia, temos 52 municípios. Os convênios aproximam e permitem a abertura do diálogo com as prefeituras. Nossa intenção é aprender com a experiência paulista, através do modelo de convênio, que está sendo executado no estado de São Paulo e promover um sistema de convênios mais eficiente, que possibilite o atendimento em um maior número de municípios, entregando mais obras em menos tempo”, afirmou Léo Moraes.

O governador do Estado, Marcos Rocha avaliou como produtiva a visita dos diretores do Detran/RO ao Detran/SP. “Buscamos fortalecer o compromisso em prol de parcerias sólidas, para implementação de ações que contribuam para a segurança viária e a conscientização no trânsito. Assim transformaremos o trânsito rondoniense em um ambiente seguro”, enfatizou.

PROGRAMA RESPEITO À VIDA

O programa Respeito à Vida do Detran/SP é uma iniciativa que, tem reduzido a mortalidade no trânsito, por meio de intervenções viárias, campanhas educativas e apoio a projetos municipais, promovendo uma cultura de respeito e responsabilidade entre os condutores. As medidas adotadas no programa têm reduzido efetivamente a mortalidade nas rodovias do Estado de São Paulo. Nos últimos três anos, por exemplo, o programa Respeito à Vida contribuiu para a diminuição de 7,5% no número de mortes no trânsito. O total passou de 5,2 mil em 2018 para 4,8 mil em 2021, ou seja, 400 vidas foram salvas neste período.

Texto: Jarlana Davy e Anderson Parente
Fotos: Anderson Parente

Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito