Governo de Rondônia
18/04/2024

MONUMENTO

Memorial Marechal Rondon é ponto turístico em Ji-Paraná

04 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Memorial Marechal Rondon

Memorial Marechal Rondon

O provável local em que Mariano Cândido da Silva Rondon, o Marechal Rondon, pisou em solo ji-paranaense está registrado: é o Memorial Marechal Rondon. O local passou a ser mais um ponto turístico e está localizado às margens do rio Machado, início da atual rua Dom Augusto, no centro de Ji-Paraná.

“Nunca saberíamos o ponto exato, mas com base em estudos profundos e análises minuciosas chegamos a esse local simbólico que provavelmente os integrantes da ‘Coluna Rondon’ pisaram em terra firme depois de fazer a travessia do rio Machado, quando aqui chegou em 1909”, explica o pesquisador Jairo Ardull, que também integrou a equipe idealizadora do projeto em 2008.

A “Coluna Rondon” foi a equipe de técnicos, que juntamente a Marechal Rondon, participou da expedição para os estudos de implantação da linha telegráfica na região.

O Memorial Marechal Rondon tem o formato de pirâmide e foi erguido em alvenaria com revestimento em grânito, às margens do rio Machado.

HOMENAGEM

Na terça-feira (5), dia em que se comemora 150 anos de marechal Rondon, o governo de Rondônia em parceira com os Correios, Porto Velho Shopping e 17ª Brigada de Infantaria e Selva realiza a abertura de uma exposição sobre Rondon e o lançamento do selo comemorativo. O evento, que será às 16h, no Porto Velho Shopping, é gratuito e aberto à população.

VEJA MAIS:

Governo e parceiros lançam programação em homenagem a Rondon

Pesquisador afirma que Rondon foi “o homem certo, no local certo”

Governador destaca importância de marechal Rondon

Estação telegráfica cede lugar ao Museu das Comunicações, em Ji-Paraná

Marechal Rondon terá um memorial em Porto Velho

Trajetória do marechal Rondon será exposta durante evento 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo