16/08/2024

VOLUNTARIADO

Associação de Ariquemes alinha parceria com o governo no atendimento de dependentes químicos

22 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes da Associação Amor e Vida (Amorevi) se reuniram segunda-feira (20) com o governador Confúcio Moura, no auditório da Associação Industrial e Comercial de Ariquemes (Acia), para traçar novas metas do trabalho em parceria de prevenção e tratamento dos dependentes químicos.

A entidade desenvolve trabalho voluntário de prevenção, tratamento e recuperação de dependentes químicos no município, tornando-se  uma das parceiras da Superintendência da Paz (Sepaz), criada pelo governo estadual para fortalecer o trabalho de orientação às famílias e acolher os dependentes para tratamento.

De acordo com Gildeon Souza Portugal, a Amorevi atua também na mobilização e formação de  multiplicadores para atuação integrada.  “Acreditamos que, através do esforço da sociedade e do governo,  seremos capazes de minimizar  os problemas das pessoas em situação de risco social causados pelas  drogas”, disse.

Dirigentes da Amorevi reunidos com o governador Confúcio Moura

Ainda segundo Portugal,  a entidade capacita interessados em contribuir com ações resilientes (lidar com o problemas) e visíveis,  pautada no conhecimento, amor e ética. Por ser uma instituição que tem a  visão global do problema, tem ocorrido a adesão de muitos simpatizantes, técnicos e voluntários  dedicados. “Com ações simples e de forma integrada, é possível transformar ações complexas em resolutivas”, declarou.

A responsável técnica de reabilitação de dependentes químicos, Marli Fogaça, explicou que a Amorevi funciona há mais de três anos e conta com 60 voluntários capacitados para desenvolver os trabalhos, entre eles, membros de várias denominações religiosas. Atualmente, a Associação realiza os projetos: Missões atrás das grades; Roda na Praça e Ronda do Amor.

Os representantes da entidade se colocaram à disposição do governo para trabalhar em parceria, e solicitaram  apoio para a construção da ala masculina para acolhimento de dependentes. Marli afirmou que utilizam a estrutura doada pelo Lar Betel, espaço onde eles também realizam a triagem  e encontro de grupos, como o do Alcoólicos Anônimos e  Amor Exigente – que trabalha com a família do dependente químico.

O governador Confúcio Moura ressaltou a importância do trabalho da instituição e disse que o drama das drogas aflige inúmeras famílias, lembrando que é dever da sociedade e do governo buscar soluções.

O superintendente da Sepaz, Tiago Flores, disse que a missão e responsabilidade é de todos – no tratamento, acolhimento e prevenção das drogas. “É uma bandeira do Governo do Estado que, por intermédio da Sepaz, colaborará no que for possível, em especial com o programa de capacitação, para que possamos concretizar esse projeto”, destacou.

Participaram também da reunião as pastoras, Ivonira Marques da Silva Santos, Ilma Marques Ferreti,  Gislaine Acherman; o diácono, Claudenir Rocha; os empresários, Anderson Pedro Gaspari e Elza Aparecida de Queiroz.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David

Assistência Social, Capacitação, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Solidariedade