Governo de Rondônia
30/04/2024

PLANEJAMENTO 2022

Segundo dia de Encontro Pedagógico para servidores do Detran em Cacoal tem atividades teóricas e práticas

14 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores tiveram atividade prática de Educação de Trânsito

Com o objetivo de estruturar e planejar as atividades pedagógicas para o exercício de 2022, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), reuniu servidores que trabalham com educação de trânsito no polo de Cacoal. O evento acontece no prédio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Aida Fibiger de Oliveira. Nesta quinta-feira (14), foram realizados aula prática blitz educativa, formação de agente mirim, ludicidade na educação de trânsito e animação com bonecos.

O agente de trânsito Isac Barbosa coordenou a blitz educativa. Após orientação em sala de aula, os servidores foram para a rua fazer abordagens de veículos para colocar em prática o aprendizado na teoria. Os servidores foram divididos em três equipes. Após cada atividade prática, cada equipe era avaliada.

Os servidores serão multiplicadores do conhecimento

Segundo Isac Barbosa, o conteúdo teórico e a ação na prática têm como objetivo principal qualificar os servidores sobre como abordar de forma eficiente e com segurança o condutor. Ele também explicou que o Encontro de Planejamento Pedagógico irá refletir positivamente nas ações a serem realizadas em todo o estado de Rondônia.

Em seguida, o agente de trânsito, Marcio Secundo, e o auxiliar de fiscalização Raphael Erik Fernandes, ministraram a palestra sobre a Formação do Agente de Trânsito Mirim – Orientações Pedagógicas e Práticas.

No período da tarde, todo o trabalho foi ministrado pela atriz bonequeira, Vavá Castro, que é servidora do Detran Rondônia, lotada na Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet). Vavá Castro falou sobre a ludicidade na Educação de Trânsito; animação com bonecos fantoches na Educação de Trânsito e sobre ação performática na Educação de Trânsito.

Vavá Castro e seu boneco Didico, de forma lúdica, ministraram palestra, cantaram e orientaram os servidores. Vavá tem uma vasta experiência no gênero teatral com bonecos. Segundo a atriz bonequeira, quando criança viu uma apresentação com bonecos e aquilo nunca mais saiu de sua cabeça e aos 12 anos começou a trabalhar com bonecos e nunca mais parou. Com mais de 35 anos de experiência trabalhando com bonecos teatrais, Vavá Castro criou dezenas de personagens,  que são membros da família de Didico.

Vavá Castro palestrou sobre a arte de ensinar com seus bonecos

A diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudia Roberta Stochi, explica que o Encontro de Planejamento Pedagógico tem por objetivo reunir os servidores que trabalham diretamente com educação de trânsito em todo o Estado de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito em todas as unidades no Estado.

“Nosso objetivo é padronizar o trabalho, priorizando a qualidade e objetivando resultados mais expressivos na quantidade nas atividades Educativas de Trânsito desenvolvidas em cada localidade do Estado”, ressaltou Roberta Stochi.

A diretora da Dtet agradeceu a presença do diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, no evento, ressaltando a importância do Encontro Pedagógico, que tem por objetivo discutir as práticas e as estratégias de Educação de Trânsito para o próximo exercício.

O evento encerra-se nesta sexta-feira (15) e contará com as seguintes atividades: planejamento e ministração de palestras; mesa redonda; execução de atividade diurna e noturna; sistematização da prática e orientações administrativas.

O Encontro Pedagógico será realizado nos polos de Ouro Preto do Oeste, de 25 a 27 de outubro e de Ariquemes, de 8 a 11 de novembro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo