17/08/2024

PASTORES

Conselho de Ministros Evangélicos apresenta carta de propostas e oficializa convite à Marcha para Jesus

15 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governo de Rondônia recebe proposta entregue pelo Conselho de Ministros Evengélicos

Programas voltados à Regularização Fundiária a entidades sem fins lucrativos e templos evangélicos, e formação de políticas públicas que trabalhem a temática da violência doméstica foram alguns dos itens discutidos no final da tarde de sexta-feira, 14, entre o Governo de Rondônia, e pastores do Conselho de Ministros Evangélicos de Porto Velho que tem apresentado ações voltadas às políticas públicas que permitam e garantam a integração e a participação do evangélico no processo social, econômico, político e cultural.

Durante o encontro, o Conselho oficializou o convite ao governador do Estado, Marcos Rocha, para que participe da Marcha para Jesus, que será realizada no dia 20.

A carta de intenção do Conselho foi entregue pelo pastor da Igreja Catedral da Família, Valdemir Alves, ao governador Marcos Rocha, no encontro realizado na igreja Batista do Amor. Também participaram do evento a primeira-dama e secretária Estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, e o superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira.

A intenção do Conselho de Ministros Evangélicos é apresentar propostas de políticas públicas socioassistenciais. Os pastores assinaram a carta que contém, dentre as propostas, a questão da regulamentação especifica e desburocratização para atender entidades sem fins lucrativos, referente a emendas parlamentares e recursos provenientes de fundos estaduais, contendo prazo estipulado pelo governo para celeridade para destinação e aplicação dos recursos voltados aos projetos sociais. Também foram levantadas questões quanto à promoção e qualificação dos gestores de entidades sem fins lucrativos como associações, comunidades terapêuticas, ONG´s. Bem como a ampliação de bolsas para comunidades terapêuticas e associações. Capacitação e qualificação para promoção do desenvolvimento sustentável e renovável das comunidades ribeirinhas e indígenas.

O Conselho trouxe à discussão a formulação de políticas públicas que trabalhem a temática da violência doméstica e de gênero de modo transversal, focando tanto a prevenção quanto a redução, a partir de uma articulação entre as regiões para que sejam capazes de construir sistemas integrados e descentralizados de atendimento às vitimas.

Durante a reunião com pastores evangélicos, o governador antecipou que a Seas já vem desenvolvendo várias ações das quais algumas coincidem com as propostas apresentadas pelo Conselho. Luana Rocha destacou que estão sendo dados grandes passos e avanços em projetos  sociais e enalteceu a importância de propostas de assistências apresentadas e vários outros projetos que possam atender a sociedade.

Os pastores enfatizaram que o Conselho tem como uma de suas missões, lutar por melhores condições de trabalho para a sociedade visando à qualidade de vida, atuando na construção de um novo momento societário, democrática e garantidora de direitos universais. A implementação de propostas como as apresentadas, conforme especificado pelos pastores,  podem resultar em ganhos importantes no desenvolvimento do Governo focando uma cultura democrática e de participação.

Antes de encerrar a reunião, coube ao pastor Valdemir Alves, em nome dos demais pastores, oficializar o convite para que tanto o governador quanto a primeira-dama participem da edição 2019 da Marcha Para Jesus, evento gospel que será realizado neste dia 20 de junho, no feriado de Corpus Christi.

A Marcha para Jesus deste ano deve atrair um público superior a 80 mil pessoas na Capital, conforme expectativa do pastor Valdemir.

Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes