18/09/2024

Cidadania

Cidadania e valorização de imóveis para população de Rolim de Moura e Santa Luzia

28 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

2 -  títuloO teatro Francisca Verônica, em Rolim de Moura, e a escola Juscelino Kubitschek, em Santa Luzia, foram os locais escolhidos para a entrega de títulos de regularização fundiária urbana para a população das duas cidades nesta sexta-feira, 27, num total de  dois mil títulos.

Em Rolim de Moura, a população recebeu o segundo lote de títulos, que beneficiou mais de mil famílias de dez bairros. No total, serão entregues, até dezembro, outros 4 mil títulos de forma gratuita.

A coordenadora estadual do programa Título Já do governo do estado, Quílvia Carvalho, disse a entrega dos documentos à população é um presente maior “que é o título da propriedade e que leva dignidade às pessoas”.

Vereador Rudnei Paes agradece

No evento, o vereador Rudnei Paes, agradeceu a gestão democrática que o governo do estado tem praticado, em especial quanto à educação, numa forma diferente de tratar a educação “envolvendo pais, alunos, professores e toda a comunidade”. Ele referenciou o apoio à educação ao agradecer também a entrega de tablets para  400 professores para “facilitar o trabalho e melhorar a qualidade no ensino no município”.

Luizão do Trento, vice-prefeito de Rolim de Moura, agradeceu o apoio do governo do estado nas várias obras existentes no município, especialmente os dois convênios com o Fitha que ” vão garantir a compra de tubos ármicos para a melhoria das vicinais na área rural, consertar as pontes e nossas estradas”, pois segundo ele, a chuva castigou muito a cidade este ano.

Padovani destaca importância da titulação da terra

O secretário da agricultura, Evandro Padovani, cuja secretaria é a responsável pela regularização dos títulos de terras urbanos e rurais, disse que este é o segundo lote de mil títulos entregues em Rolim, “mas a nossa meta é de 6 mil títulos entregues, e vamos chegar lá, podem esperar”.

Ele também salientou que um governo que busca o desenvolvimento começa com a regulamentação de terras “seja na área urbana e rural”. “Até agora 30 mil famílias já foram beneficiadas em todo o estado, o que representa mais de 100 mil pessoas atingidas com os benefícios da regularização fundiária”.

2 - título 2O governador Confúcio Moura reafirmou o compromisso do governo do estado e as parcerias que tornaram possível o programa para beneficiar a população, com os cartórios de registro de imóveis, Tribunal de Justiça, prefeituras e governo do estado e ressaltou que o documento entregue “além de garantir direitos, melhora o patrimônio das pessoas”. Salientou que o documento é para o futuro e “vai ficar para as sempre pois é para todas as gerações”.

Apareclhos para climatização das escolas

No período da tarde, em Santa Luzia, o governador anunciou a compra de aparelhos de ar condicionado para uma escola e reposição de materiais que foram furtados por vândalos da sede da Apae, além de instrumentos para complementar a fanfarra da cidade.

Prefeito Jurandir agradece pelos recursos

O prefeito de Santa Luzia, Jurandir Oliveira, ressaltou os benefícios do programa Título Já e agradeceu ao incentivo e os investimentos na saúde pública em todo estado e em especial no município que administra. Além disso, o governador, disse ele, “liberou a ordem de serviço para o asfaltamento de 6,5 km de ruas da cidade”.

Agroindústria

Visita à Granja Machado

O governador Confúcio Moura visitou também a agroindústria Granja Machado, distante 10 km de Rolim de Moura, e vistoriou a área, onde a família Machado irá construir um abatedouro para suínos.

Atualmente eles já abatem e produzem embutidos com carne suína e o projeto com toda infraestrutura necessárias já se encontra na Secretaria de agricultura em tramitação para a liberação dos recursos e do registro de sanidade estadual, para efetivação do projeto.

Climatização das escolas

Além dos títulos de regularização fundiária urbana, o governo do estado também entregou em Rolim de Moura, 67 centrais de ar condicionado, sendo 10 para a escola Ceeja Cel. Jorge Teixeira, 3 para a Carlos Drumond de Andrade, 11 para a escola Maria Lira, 11 para a Nilson Silva e 24 para a escola de tempo integral Monteiro Lobato, que está em fase final de reforma e recebeu a visita do governador para verificar o andamento das obras. O Ceeja Cecília Meireles, de Nova Brasília, também recebeu 8 centrais de ar.

A Emater recebeu 13 veículos zero Km, num convênio com o Incra, e que serão utilizados para o atendimento aos assentados na região.

2 - entrega de veículos

Entrega de chaves de veículos à Emater-RO

Foram assinados três convênios com o Fundo de Infra Estrutura dos Transportes (Fitha) nos valores de R$ 234 mil, R$ 379 mil e o último de R$ 440, somando mais de R$ 1 milhão que foram repassados à prefeitura de Rolim para conservação, manutenção, compra de combustível e de material permanente, a fim de ser utilizado na manutenção e conservação das estradas vicinais.

No ano passado, a cidade de Rolim de Moura também recebeu 20 quilômetros de asfalto do programa Asfalto Bom, que foram distribuídos em mais de 50 trechos de ruas e avenidas da área urbana.

Em Santa Luzia foram ainda assinadas duas ordem de serviço para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde, sendo uma no valor de R$ 440 mil e outra no valor de R$ 549, totalizando quase R$ 1 milhão para serem aplicados na melhoria da saúde municipal.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Daiane Mendonça