Governo de Rondônia
17/07/2024

FOMENTO

Estratégias para o turismo são discutidas com associação de Guajará-Mirim

17 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, reuniu-se na noite dessa terça-feira (16) com a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará Mirim (ACISGM) e agentes econômicos de vários segmentos turísticos do município para falar sobre as estratégias e diretrizes da Política de Turismo e a formulação de planos e programas voltados ao desenvolvimento do setor.

Júlio Olivar discute fomentação do turismo com represenatntes de diversos segmentos de Guajará

Júlio Olivar discute fomentação do turismo com represenatntes de diversos segmentos de Guajará

Na ocasião, Júlio Olivar recebeu do presidente da ACISGM, Delny Cavalcante Júnior, documento com alguns pleitos que objetivam fomentar as atividades turísticas da cidade, como por exemplo, a regulamentação da Lei nº 48, de 23 de julho de 1985, que torna Guajará-Mirim como a 1ª Estância Turística do estado de Rondônia, além de suporte técnico para elaboração de um plano de desenvolvimento do turismo.

O superintendente Olivar propôs, inicialmente, a elaboração de uma agenda que aponte as prioridades para investimento, e ouviu atentamente as reivindicações. Ele explicou que o governo estadual tem interesse em contribuir para a efetivação de Guajará como estância turística, porém essa regulamentação cabe ao município.

Quanto ao suporte para elaboração de um plano de desenvolvimento, colocou a equipe técnica da Setur à disposição para que juntos possam elaborar medidas para o fortalecimento da infraestrutura turística, qualificação dos serviços e promoção do destino Guajará. Ele aproveitou também para informar várias ações em curso na cidade, como a construção de dois centros culturais, a revitalização da estação do distrito do Iata e o mapa turístico que está sendo elaborado com parceiros.

“Guajará é uma cidade com grandes potenciais, seja no ecoturismo, na cultura ou na gastronomia, por isso é importante aproveitar melhor esse manancial que hoje está sendo desperdiçado como grande catalizador econômico para o município”, enfatizou Júlio Olivar.

Conforme Júlio Olivar, Guajará-Mirim tem 36 meios de hospedagem, e há necessidade do cadastramento desses hotéis e pousadas no Cadastur, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo para que seja possível alinhar um diálogo positivo quanto à promoção da cidade.

Ao finalizar a reunião, o superintendente propôs a criação de um guia turístico bilíngue divulgando os principais atrativos da cidade, além de fazer uma interlocução com os proprietários de restaurantes para criação do prato oficial da cidade.

Em seguida ele foi conhecer a culinária de Guajará-Mirim que, por ser uma cidade fronteiriça, dispõe de uma gastronomia diferenciada, com iguarias, como a pipoca de pirarucu e o massaco, prato feito à base de carne seca e banana da terra.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo