17/07/2024

Rondônia articula R$ 38,5 milhões para o turismo

30 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Júlio Olivar com o deputado federal Nilton Capixaba

O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, esteve nesta semana em Brasília em busca recursos financeiros e apoio para o desenvolvimento do setor. Na Câmara Federal, contatou os gabinetes dos oito deputados federais rondonienses, conversou com técnicos das áreas de orçamento e políticas e formalizou pedidos de emendas de bancada e individuais destinadas não apenas à Setur, mas também a prefeituras que mantêm aparelhos e serviços com potenciais turísticos.

Ao se reunir com o líder da bancada rondoniense, deputado federal Nilton Capixaba, o superintendente explicou que a infraestrutura, qualificação, promoção e planejamento estratégico precisam de investimentos federais. Olivar visualiza possíveis ações em todas as cidades polos de turismo, não esquecendo distritos como Nazaré, em Porto Velho, e Porto Rolim, em Alta Floresta. Também reivindicou, por exemplo, recursos para obras que vão de sinalização à iluminação da ponte sobre o Rio Madeira, em Porto Velho; construção do Museu do Migrante, em Ouro Preto do Oeste; instalação do Museu Casa de Rondon e construção do pórtico turístico, em Vilhena; revitalização de mercados e um centro de convenções em Porto Velho, entre outras. Júlio Olivar enfatizou, principalmente, a necessidade de recursos para a atualização do plano estadual de turismo que planejará as ações do segmento pelos próximos anos. O plano requer o inventário e diagnóstico turístico.

O titular da Setur explica que o turismo é um importante vetor econômico e a alocação destas emendas, que totalizam mais de R$ 38,5 milhões, contribuirá com a reestruturação e promoção e qualificação. Em maio, Olivar também pediu à Assembleia Legislativa mais apoio e sensibilidade para o turismo.

Além de emendas, o superintendente solicitou atenção para demandas como o alfandegamento do aeroporto internacional Jorge Teixeira, na capital, ampliação dos voos para infestado e a estruturação dos aeroportos do interior. O governo do Estado tem se empenhado para internacionalizar, de fato, o aeroporto. Será necessário um aporte de R$ 4,5 milhões para esta finalidade.

O deputado Nilton Capixaba atendeu ao pedido da Setur e marcou uma reunião para o dia 5 de julho, em Brasília, com todos os deputados federais e as presenças do presidente da Fecomércio/RO, Raniery Coelho, e o representante da Superintendência de Rondônia em Brasília. Na ocasião, a agenda defendida e protocolada por Júlio Olivar será reforçada.

Texto: Taciana Guzman
Fotos: Taciana Guzman