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23/11/2024

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Café contribui para “vender” Rondônia no setor turístico

23 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) defende que o café seja uma “marca” na hora de “vender” externamente a imagem de Rondônia. Nesse sentido, o superintendente Júlio Olivar iniciou uma agenda na  terça-feira (21) com o empresário Bruno Assis Júnior, na sede da Amazônia Coffee, em Porto Velho.

Júlio Olivar com o empresário Bruno

Júlio Olivar com o empresário Bruno Júnior

Rondônia é o maior produtor de café da Amazônia, e o quinto no ranking nacional. Atualmente, é o segundo maior produtor de café robusta do Brasil, com uma produção de aproximadamente 1,8 milhão de sacas/ano.

A Setur visa vincular este potencial econômico ao propósito turístico do estado. O produto pode contribuir para o desenvolvimento turístico e o resgate histórico-cultural da identidade do café, atraindo a curiosidade dos apreciadores sobre Rondônia.

O município de Rolim de Moura, na Zona da Mata, é hoje o maior produtor de café do estado. Mas vários municípios do estado têm se destacado. De modo geral, o cultivo do café robusta em Rondônia é feito em pequenas áreas, com baixo nível tecnológico e grande aproveitamento de mão-de-obra familiar. Cerca de 90% da área cafeeira são plantados com a espécie robusta. Em Vilhena, entretanto, existem algumas plantações com a espécie arábica.

A rota da região cafeeira do estado também é rica em belezas naturais e marcos importantes para a história de Rondônia. As próprias propriedades podem se converter em pontos de visitação, como corre em outros estados. Além disso, o varejo de café tem se aprimorado com espaços atraentes e que agregam valor à gastronomia local.

Empreendedor do mercado cafeeiro e pioneiro a difundir o café de Rondônia, Bruno Assis Júnior instituiu a marca “Amazônia Coffee”, nascida na cidade de Cacoal, e hoje é considerado o primeiro café gourmet da região Norte.

O café rondoniense foi destaque internacional na Semana Internacional do Café, realizada na sede da Expominas, em Belo Horizonte (MG), em 2015. A bebida atraiu a atenção de críticos e visitantes, desta forma elevando o nome de Rondônia que, em curto espaço de tempo, tem se tornado referência no segmento.

A Setur agora estuda, juntamente com o empresário, uma forma de associar o produto ao turismo de Rondônia. O start é apoiar o 1º Concurso de Qualidade do Café de Rondônia que será realizado em setembro. Outras medidas: propor estratégias de marketing mais arrojadas, incluindo até a concepção de um selo que acentue que o produto é historicamente vinculado à ocupação do estado e que, hoje, apresenta valores e qualidade singulares.


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Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Turismo


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