20/04/2024

Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia atendeu mais de 90 mil pessoas na emissão de Carteiras de Identidade

23 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

DSCF2290Na manhã desta quarta-feira (18), o Ouvidor Geral do Estado, Vicente Rodrigues de Moura, se reuniu com o Diretor Geral Adjunto de Policia Civil, Antonio Carlos dos Reis e com o Diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), Júlio Kasper, para discutir sobre a grande demanda na emissão da carteira de identidade no Tudo Aqui, em Porto Velho. Moura conheceu alguns entraves que tem gerado reclamação por parte da população e os investimentos que estão previstos para o 2º semestre que irá equacionar essa demanda reprimida na capital.

O IICCECF, parte integrante da Polícia Civil, é o órgão incumbido pela identificação humana por meio das impressões papilares, responsável pela emissão das carteiras de identidade, identificação criminal, retrato falado, perícias necropapiloscópicas (identificação de cadáveres) e perícias papiloscópicas.

De acordo com o Diretor, em 2016 a instituição atendeu mais de 90 mil pessoas com a emissão de carteira de identidade, mas esse número deve ser ainda maior neste ano com a proposta de modernização do sistema de emissão das carteiras de identidade.

A carteira de identidade digitalizada, segundo o diretor, é um projeto do Governo de Rondônia, executado pela Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Polícia Civil, que não tem somado esforços para dar celeridade e mais segurança à emissão do referido documento no estado. A expectativa é que o documento comece a ser emitido digitalmente no segundo semestre deste ano.

Atualmente, a carteira de identidade demora de três a cinco dias para ser emitida em Porto Velho; e de três a quatro meses para ser emitida no interior do Estado devido ao procedimento que envolve a identificação e confecção do documento ser realizado ainda manualmente.

‘‘Com a digitalização, o prazo para emissão do documento será de até 24 horas na Capital e de até 07 (sete) dias no interior. Em casos excepcionais em até 02 (duas) horas. Com isso, o número de emissões saltará dos sete mil por mês, para aproximadamente 14 mil’’, garante Kasper.

DSCF2296A iniciativa também tem como proposta fazer com que o Estado consiga sanar o problema de demanda reprimida pela documentação. ‘‘Hoje nós temos Postos de Identificação em apenas 30 dos 52 municípios, mas com o projeto de modernização e a assinatura dos Termos de Convênio com as prefeituras nós conseguiremos levar esse atendimento para toda a população do Estado’’, afirmou o diretor.

Em sua fala, o ouvidor reconheceu o esforço dos Diretores e o empenho de toda a equipe dos profissionais do IICCECF/PC/RO, reiterou total apoio ao Instituto, que não tem medido esforços para atender o pedido do governador Confúcio Moura, que pede agilidade nesse trabalho que leva dignidade e cidadania a população.

Para solicitar a primeira via da carteira de identidade, basta levar em mãos a Certidão de Nascimento ou Casamento, 02 (duas) fotos 3×4, sendo o CPF opcional. A primeira via não é cobrada, conforme a Lei Federal 12.687/2012. A taxa da 2ª Via da Carteira de Identidade custa R$ 97,81, sendo isenta para pessoas idosas e em casos de Roubo ou Furto devidamente registrados.

Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso