Governo de Rondônia
19/04/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Agentes do Detran são orientados para atuar na melhoria das estatísticas do trânsito em Rondônia

23 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Agentes de trânsito do Detran-RO participam de palestra educativa para reduzir as estatísticas negativas

Agentes de trânsito do Detran-RO participam de palestra educativa para reduzir as estatísticas negativas

Dando continuidade às atividades da Semana Nacional de Trânsito, agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran-RO) participaram na manhã desta sexta-feira (23) de uma palestra específica para a função, intitulada “Vocês que mudam as estatísticas no trânsito”, ministrada pelo palestrante de Belo Horizonte (MG), Ronaro Ferreira, que afirmou que o agente de trânsito é capaz de fazer o seu trabalho no dia a dia e ao mesmo tempo conscientizar o cidadão, o que vai reduzir as estatísticas negativas no trânsito.

“Se vai autuar o condutor que estacionou o veículo na esquina, ele tem que explicar ao cidadão porque o carro não pode ficar estacionado ali, pois vai atrapalhar o raio de giro do ônibus”, justificou o palestrante para a importância de se dizer o porquê das infrações.

Segundo Ronaro Ferreira, o agente de trânsito deve planejar a sua ação de trabalho, pois sua presença na rua consegue impor ao condutor maiores cuidados. Entretanto, quando a ação impõe uma presença mais forte, atuante, conversando com o cidadão e explicando que ele está sendo multado porque não estava usando o cinto de segurança e que aquele mecanismo é importante para a sua segurança, caso envolva-se em um acidente de trânsito, o efeito é mais positivo. “Com certeza aquele condutor passará a usar o cinto de segurança, e desta forma o agente consegue reduzir as estatísticas negativas de trânsito”, afirmou.

O diretor-geral do Detran-RO, José Albuquerque, disse que as ações desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito são importantes para conscientizar a população como um todo e, ao mesmo tempo, para qualificar os profissionais que trabalham nesta área. “Existe uma preocupação muito grande quanto ao índice de acidentes de trânsito em todo mundo, tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu de 2011 a 2020 a década de preservação da vida”, disse.

De 2014 para 2015 houve redução de 22,3% no número de acidentes em Porto Velho. A redução do número de acidentes com vítimas fatais foi de 32,2 % no mesmo período na capital. No mesmo período em todo o estado a redução foi de 20%. Em 2014, 493 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em Rondônia, desse total, 37% foram registradas nas rodovias estaduais e federais.

Diretor-geral José Albuquerque disse que em 2014, 493 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em Rondônia

Diretor-geral José Albuquerque disse que em 2014, 493 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em Rondônia

José Albuquerque disse que a conscientização é um dos caminhos para reduzir os altos índices de acidentes de trânsito. Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran de Rondônia realiza várias atividades, entre as quais palestras educativas nas escolas das redes estadual e municipal. “Temos que educar as crianças para um trânsito mais pacífico e educado, mas esse é um trabalho a médio e longo prazos que irá refletir daqui a 10 ou 15 anos”.

Outra medida destacada pelo diretor foram os investimentos na informatização do órgão, que reflete na melhor formação do novo condutor, como a biometria nos centros de formação de condutores. “O aluno precisa frequentar as aulas, pois existe um controle de sua presença, caso contrário não consegue fazer as provas e tirar a CNH [carteira Nacional de Habilitação]”, afirmou.

A programação da Semana Nacional de Trânsito continua no estande no Porto Velho Shopping com atividades voltadas ao público até o domingo. Neste sábado (24), das 17h às 21h, haverá ação educativa lúdica na praça Aluízio Ferreira; e no domingo às 19h acontecerá o encerramento.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Servidores, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo