Governo de Rondônia
30/04/2024

SISTEMA PRISIONAL

Agentes penitenciários participam de capacitação para operação de dispositivo elétrico incapacitante

06 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Chefes de segurança e armeiros participaram do primeiro curso de capacitação

Chefes de segurança e armeiros participaram do primeiro curso de capacitação

Trinta agentes penitenciários participaram do primeiro curso de Operador de Spark, oferecido pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), através da Escola de Estudos e Pesquisas (Esep). Os servidores selecionados são chefes de segurança e armeiros que atuam na Casa de Detenção Doutor José Mário Alves – Urso Branco, e Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo – Panda, em Porto Velho. A capacitação foi autorizada conforme a portaria nº 648 de 1 de Abril de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia.

Com 12 horas de duração, o curso foi realizado na sexta-feira (1), com aulas teóricas e práticas. Na aula teórica, o agente conheceu o dispositivo, parte elétrica e exemplos sobre quando uma pessoa é submetida ao choque. A aula prática desenvolveu o treinamento operacional e permitiu que todos os servidores alunos fossem submetidos a uma descarga de três segundos, com acompanhamento de uma equipe de primeiros socorros, segundo informações do diretor da Esep, Cláudio Negreiros.

O novo armamento, Spark, dispositivo elétrico incapacitante que libera cargas de choque, considerado de menor potencial ofensivo, é um equipamento que possui regras de uso operacional, assim como outros, e apenas esta equipe formada por chefes de segurança e armeiros do Urso Branco e Panda, e a equipe de Escolta Unificada podem utilizá-lo no Sistema Penitenciário do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Esep/Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Justiça, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo