Governo de Rondônia
25/04/2024

HABITAÇÃO POPULAR

Governo discute ações para atender moradores do Residencial Orgulho do Madeira em Porto Velho

05 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Orgulho do Madeira_Mudança_15.12.15_Foto_Daiane Mendonça (4)

Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho

O governador Confúcio Moura promoveu nessa manhã de quinta-feira (4), no Residencial Orgulho do Madeira, bairro Socialista, em Porto Velho, reunião de trabalho com diversos colaboradores para discutir ações com o objetivo de  dotar o local de infraestrutura urbanística, internet, policiamento comunitário e estabelecer regras de convivência em condomínio. É propósito do governador transformar o Orgulho do Madeira em modelo de habitação popular.

O Residencial Orgulho do Madeira prevê, em sua totalidade, quatro mil unidades habitacionais. Em dezembro foram entregues 976 moradias. Para março está prevista a entrega de outras 704, e em junho é finalizada a entrega dos apartamentos (2.320 unidades).

Estiveram na reunião, a secretária de Assistência Social, Valdenice Domingues; o secretário-adjunto da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel César Adilson Pinheiro; a responsável pela Coordenação de Ação Urbanística do DER, Nanci Rodrigues; e o assessor da Coordenação de Habitação da Seas, José Carlos Gadelha; e outros colaboradores.

Além do policiamento comunitário, da infraestrutura urbana e do estabelecimento de regras de convivência no local, a preocupação do governador é também com a sustentabilidade das famílias, de baixa renda – até R$ 1.600 por mês -, em geral idosos, pessoas com deficiência e mães com grande número de filhos.

A secretaria Valdenice Domingues, designada pelo governador para coordenar as ações e articulação com a prefeitura de Porto Velho, disse que já existe um projeto social que foi planejado para o momento pós-entrega das chaves, e que dentro das unidades ocupadas equipe da Seas faz plantão social para conhecer as demandas e realidade de cada família.  É um levantamento que poderá ser utilizado pelo policiamento comunitário – segundo o coronel Adilson Pinheiro já foi identificada invasão em unidades ainda não entregues.

Confucio Moura e assessores

Confucio Moura e assessores

O assessor José Carlos Gadelha disse que a Seas deve concluir o levantamento sobre demandas dos moradores em dez dias, e que a associação de moradores  existente é frágil e precisa ser fortalecida.  Ele também esclareceu que 99% das famílias que habitam o Residencial Orgulho do Madeira nunca moraram em apartamento. “O processo de convivência social é diferente, eles tem dificuldade nisso, então o governador está certo, precisa definir regras para todos”, afirmou.

Segundo a coordenadora do DER, Nanci Rodrigues, o órgão enviará técnicos após o carnaval para o local a fim de fazer um trabalho de topografia, com o propósito de se iniciar projeto de infraestrutura urbanística solicitado pelo governador.  Drenagem e pavimentação de vias do entorno também deverão ser feitas pelo estado, mas existe o compromisso da prefeitura asfaltar a rua Plácido de Castro e na extensão da via que dá acesso ao condomínio.

O envolvimento das lideranças que moram no Residencial Orgulho do Madeira e de técnicos da prefeitura na definição de ações para levar equipamentos públicos para os moradores foi solicitada pelo governador Confúcio Moura. A secretária Valdenice Domingues marcou reunião de trabalho com os responsáveis por cada área para o dia 16 de fevereiro.

Saiba mais

Governo de Rondônia entrega 976 apartamentos do Orgulho do Madeira e anuncia novas unidades para 2016

Famílias do Residencial Orgulho do Madeira participarão de treinamento social no condomínio


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo