18/09/2024

AÇÃO SOCIAL

Moradores de rua de Ariquemes são atendidos durante ação itinerante do Projeto Acolher

07 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto Acolher do governo estadual retira moradores das ruas

O garimpeiro Lailton Santos Souza, 61 anos, que tem dois filhos com os quais perdeu o contato na Bahia desde quando se entregou às drogas, há oito anos, foi uma das cerca de 70 pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas na madrugada de sexta-feira (4) pelo projeto Acolher do Governo do Estado, realizado pela primeira vez em Ariquemes.

Equipes multidisciplinares da Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas (Sepoad) e voluntários com vivência na assistência a pessoas em situação de rua fizeram busca em vários locais e abordagem social, com a finalidade de sensibilizar a população de rua a aderir à rede de serviços socioassistenciais e de saúde.

O Acolher tem por objetivo identificar, cadastrar, promover a construção de vínculos e ofertar os serviços do Centro de Referência em Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad) e da rede de atenção.

Equipe da Sepoado e parceiros prestaram assistência social na Praça da Vitória

A área coberta da Praça da Vitória (antiga Rodoviária do Colono) foi utilizada para a oferta dos serviços de necessidades básicas, como alimentação, banho e troca de roupas, corte de cabelo e barba, testes de saúde rápidos e avaliação das condições de saúde e orientações sobre os serviços disponibilizados para tratamento.

A doméstica Viviane dos Santos, 26 anos, usuária de drogas há dois, passou por todas as etapas dos serviços ofertados. Ela contou que sonha em se livrar do vício, ter uma casa e criar os três filhos menores, os quais perdeu a guarda para o ex-esposo por conta da dependência química.

ACOLHIMENTO

Sete pessoas tiveram o interesse de sair das ruas e solicitaram acolhimento, sendo recebidas voluntariamente ainda na madrugada da sexta, na Comunidade Terapêutica Kadosh, parceira do Projeto Acolher.

Foi o que aconteceu com o trabalhador de fazendas Valdinei Dutra, 32 anos, dos quais 12 nas drogas. “Quero mudar de vida, ter amigos, ajudar meus pais que moram em Machadinho do Oeste e ser feliz”, afirmou.

Diante da demanda crescente de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas ruas, causada pelo consumo abusivo de álcool e outras drogas, o Projeto Acolher vai ser levado a outros municípios rondonienses no decorrer do próximo ano.

Corte de cabelo e outros serviços sociais foram prestados às pessoas que aderiram ao Acolher

O empresário Aldo Giovani, conhecido como Zadoque Caverna, do Zadoque Moto Club Brasil, um dos parceiros voluntários do Acolher, ressaltou a importância da ação nos municípios. “O poder público, empresários e a sociedade em geral precisam atuar juntos no enfrentamento às drogas”, reforçou.

A Zadoque Moto Club Brasil realiza há três anos trabalhos  com moradores de rua em Ariquemes,  com a visão evangelística de tribos urbanas, e tem bases em Porto Velho, Presidente Médici, além do Estado do Espírito Santo. Pela primeira vez atua com o Governo de Rondônia.

Também foram parceiros nesta ação a Prefeitura de Ariquemes, Secretaria Municipais de Saúde (Semsau) e de Desenvolvimento Social (Semdes), além do Centro de Atenção Psicossocial ( Caps), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação Amor e Vida (Amorevi) e Ambrart’s.

Saiba mais:
Ariquemes recebe ação intinerante de enfrentamento às drogas nos dias 3, 4 e 5 de dezembro

Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis