Governo de Rondônia
28/03/2024

Bombeiros recebem caminhões para combate a incêndios florestais

01 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

6 - solenidade entrega veículosO Corpo de Bombeiros Militar incorporou ao seu patrimônio cinco caminhões para uso no combate a incêndios florestais. Os veículos, que custam R$ 650 mil cada um, serão utilizados nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. A frota da Defesa Civil Estadual, que será acrescida de pelo menos dois aviões, compõe as ações de planejamento para enfrentar as queimadas no período de estiagem. Presente à rapida cerimônia que aconteceu no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, o governador do estado, Confúcio Moura, lembrou que no início de sua administração faltavam equipamentos para atender com eficiência a população.

O governador disse deve ser enaltecida a iniciativa preventiva do Corpo de Bombeiros, que se prepara para enfrentar o período da estiagem, quando ocorrem queimadas na região.

6 - veículosSegundo ele, o planejamento feito pela instituição possibilitou que a enchente, que afeta vários rios do estado, seja enfrentada sem o registro de mortes. “Este detalhe é reconhecido até em Brasília”, acrescentou, destacando ainda seu reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela de Defesa Civil do estado e também a municipal.

Prevenção

Para o coronel bombeiro Lioberto Caetano,  comandante geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, os caminhões para uso no combate a incêndios florestais representam a consolidação do trabalho de prevenção aos eventos. “Atuamos para nos antecipar aos fatos”, acrescentou. Ele disse ainda que a instituição segue cumprindo o planejamento feito no início da administração do governo atual. “Estamos equipando o Corpo de Bombeiros para atender bem a população, mas também trabalhamos para que cada bombeiro tenha um equipamento individual de proteção.

6 - confucio bombeirosO secretário de Segurança e Defesa da Cidadania, Marcelo Bessa, elogiou a iniciativa do Corpo de Bombeiros, que soube buscar os recursos para fortalecer a estrutura da instituição sem onerar os cofres públicos.   A cerimônia foi prestigiada por secretários estaduais, parlamentares e convidados.

Os cinco caminhões são do tipo auto-bomba-tanque florestal e foram adquiridos com recursos do Fundo da Amazônia e BNDES. Serão utilizados nas ocorrências que envolvam o combate a incêndios florestais. São caminhões Mercedez Benz com capacidade para 4 mil litros de água, possuem equipamento de rádio móveis, quebra-mato e abafadores,  entre outros acessórios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo