Governo de Rondônia
09/05/2024

AGENDA EM BRASÍLIA

Vice-governador debate oportunidades comerciais e segurança pública com senadores de Rondônia

16 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, completou nessa terça-feira (15) sua agenda em Brasília, demonstrando aos senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp as oportunidades comerciais do estado junto à Bolívia e projetos para diminuir a população carcerária. Daniel sintetizou aos senadores os acontecimentos na reunião do dia anterior com a presidente Dilma Rousseff, onde foram destacados o ajuste fiscal e os impactos na política dos estados e municípios.

Daniel Pereira esteve com o senador Raupp

Daniel Pereira com com o senador Raupp

Junto aos senadores, o vice-governador falou sobre a importância de uma articulação entre toda a base parlamentar, Governo do Estado  e empresários, para tornar possível a saída para o Pacífico via Guajará-Mirim, e expôs que do lado brasileiro, a rodovia já está pronta, faltando apenas uma ponte. Do lado boliviano, já há circulação de pessoas mesmo de forma precária, e nesse momento as autoridades brasileiras aguardam uma autorização para que possa funcionar uma balsa ligando o território dos dois países.

“Tomamos conhecimento que do lado boliviano falta apenas 350 quilômetros de pavimentação. As pontes e aterros, eles já fizeram segundo informações locais e isso nos permitiu acessos por ali, passando por duas ou três das principais cidades bolivianas que já estão pavimentadas e nos dariam outra importante rota para o pacifico”, explicou o vice-governador.

Pereira relatou ainda a agenda para os dias 21 a 23 de setembro, onde sairá uma missão de Rondônia para visitar do trecho e ao final se reunirão com um representante da Bolívia. A intenção é levar um representante do governo brasileiro para que se necessário, o Brasil possa ajudar o País vizinho.

O senador Raupp ouviu do vice-governador que a principal vantagem desta interligação é que as informações iniciais mostram que o terreno do trecho saindo de Guajará é menos acidentado e melhor para o transporte terrestre. Além disso, segundo ele, a importante expansão agrícola local pode favorecer produtores e empresários brasileiros.

SEGURANÇA PÚBLICA

Daniel Pereira mencionou as alternativas estudadas a partir das experiências de outros estados, para otimizar os recursos humanos na área de segurança pública.

Senador Acir recebeu Daniel Pereira em seu gabinete

Senador Acir recebeu Daniel Pereira em seu gabinete

“Nós somos a única polícia do mundo que utiliza a ausência do chamado ciclo completo de polícia”, declarou Daniel, explicando que em outros países a polícia quando entra no caso vai até o fim, enquanto no Brasil a Polícia Militar faz a apreensão, encaminha à Polícia Civil, que conduz ao Ministério Público.

O vice-governador ainda enumerou as experiências adotadas nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Mato Grosso e Goiás, que iniciarão, em breve, trabalho no qual os crimes de menor potencial ofensivo, o policial militar encaminha a ocorrência direto ao judiciário.

O exemplo de Santa Catarina foi resolvido com um software, através do qual uma ocorrência policial pode ser resolvida em 10 minutos, otimizando o tempo. A ocorrência não passa pelo policial civil e vai direto ao tribunal. “Vai uma cópia para o juiz, uma cópia para o promotor. Isso ganha tempo e otimiza os nossos recursos”, apontou, citando que hoje 90% dos crimes praticados no País são de menor potencial ofensivo, diminuindo a população carcerária.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo