Governo de Rondônia
19/04/2024

PISCICULTURA

Uso de tecnologia fortalece piscicultura como alternativa para a agricultura familiar em Rondônia

31 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Incentivo público através de programas que levam assistência técnica e tecnologia para o produtor rural

Incentivada pelo Governo Estadual como uma promissora alternativa de renda para a agricultura familiar, a atividade piscícola vem crescendo nas pequenas propriedades rurais de Rondônia. Nos últimos anos, com as políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e executadas pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia, o Governo tem investido na adoção de práticas tecnológicas com manejo adequado, que vem resultando no aumento da produção e da produtividade em criadouros de tanque, especialmente do Tambaqui, que hoje tem projeção no mercado consumidor externo.

Embora esteja ganhando força, também entre empresários do ramo, a piscicultura começou a ser desenvolvida em Rondônia com incentivos de horas-máquina, para que pequenos produtores pudessem construir tanques escavados. Hoje, com a aquisição dos laboratórios móveis, que levam tecnologia e assistência técnica até a propriedade, o produtor que investe na piscicultura já consegue ter um parâmetro da qualidade de sua água, e das ações necessárias para a obtenção de um peixe saudável ao consumo humano.

O governador Marcos Rocha contou que, no início, muitos produtores estavam desanimados com a produção de peixes em tanques, principalmente pela falta de insumos, alto custo de produção e ausência de mercado fora do consumo interno. “O que nós fizemos, foi incentivar o produtor rural através de programas como o Peixe Saudável, que está ali pertinho do produtor, com assistência técnica e tecnologia para que ele, possa verificar a sanidade de seu pescado durante a produção,” explicou.

Tambaqui de Rondônia ganha projeção no mercado consumidor externo

Outro fator importante para esse crescimento, entre os produtores de mão de obra familiar, está na abertura de novos mercados, e a possibilidade de comercialização do produto dentro e fora do país.

O diretor presidente da Emater/RO, Luciano Brandão lembrou que, a divulgação do Tambaqui por meio dos festivais realizados pela Associação dos Criadores de Peixes de Ariquemes e Região – Acripar, com apoio do Governo do Estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, foram muito importantes para abrir as portas para o mercado externo.

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a união de forças das instituições governamentais como Seagri, Emater/RO,  Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron,  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec e Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, têm sido fundamentais para o desenvolvimento das Políticas Públicas voltadas ao segmento aquícola, e que a meta é trazer cada vez mais tecnologias para que o piscicultor possa crescer e se desenvolver.

Recentemente, a costelinha de Tambaqui, prato muito apreciado por quem curte o sabor dos peixes da Amazônia, foi premiado como o melhor novo produto de foodservice em feira realizada na América do Norte.

A atuação do governo para o fortalecimento da piscicultura no Estado, poderá ser vista durante a 10ª Rondônia Rural Show que será realizada no período de 22 a 27 de maio, em Ji-Paraná.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Indústria, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo