Governo de Rondônia
28/04/2024

PARQUE TECNOLÓGICO

Uso de tecnologia facilita comunicações durante a Operação Mapinguari, no Parque Estadual de Guajará-Mirim

21 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Comandante da operação Mapinguari, tenente-coronel PM Adenilson faz uso da tecnologia avançada

Na Operação Mapinguari, visando o cumprimento de decisão judicial, para desocupação do Parque Estadual de Guajará-Mirim, local onde há dificuldades de comunicação,  a Polícia Militar do Estado de Rondônia – PMRO, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – Sedam e da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia de Segurança – Sesdec, montou um parque tecnológico para uma comunicação mais rápida entre as equipes atuantes na Operação.

Para isso, a Diretoria de Informática da Polícia Militar de Rondônia preparou uma série de tecnologias que estão sendo utilizadas no apoio de comunicações da operação; conectando às várias bases instaladas no interior do Parque Estadual.  O tenente-coronel Adenilson, comandante da Operação disse que, “criamos, inclusive, uma estrutura para que tivéssemos um link de conexão portátil, apoiando ações em áreas extremamente remotas e ainda mais difíceis”, ressaltou.

O apoio das equipes de tecnologia da informação ocorrem desde a primeira fase, viabilizando a instalação de estruturas iniciais, e agora, com a segunda fase em execução, atuando para os eventuais problemas ou necessidades que surgem para manter conectada as equipes.

O comandante da Operação pontuou ainda que, “temos links satelitais viasat, satelitais de baixa órbita, as conhecidas starlinks e sistema de telefonia Voip, permitindo assim, a realização de ligações entre bases, bem como destas para qualquer outro telefone fixo ou móvel em qualquer lugar no mundo.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, “investir em tecnologia para fortalecer a segurança nas áreas de fronteira é uma abordagem positiva para combater o crime, o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas, que muitas vezes ocorrem nessas regiões, e isso pode contribuir significativamente para a segurança e o bem-estar dos residentes, além de fortalecer a presença do Estado nessas áreas”, completou.

Parque tecnológico proporciona comunicação mais rápida entre as equipes atuantes na Operação

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin observou ainda que, “o uso de tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria da eficácia e eficiência das operações de segurança, especialmente em áreas geograficamente desafiadoras. A tecnologia é útil nas operações de segurança em áreas de fronteira: comunicações avançadas, investimentos em redes de comunicação avançadas, o rádio digital e sistemas de comunicação via satélite melhoram a capacidade de comunicação entre as unidades de segurança, mesmo em áreas remotas onde a cobertura celular é limitada”.

O secretário da Sesdec, coronel Felipe Vital destacou também, o uso das bodycams nas atividades da Operação, “as câmeras corporais são meios excelentes para amparar as atividades do policial militar no terreno”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Sargento PM Roger e cabo PM Edixon Herrera
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, LGPD, Meio Ambiente, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo