Unidade Integrada de Segurança Pública de Vilhena entra na fase de conclusão

22 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Faltam poucos detalhes para que a UNISP de Vilhena será concluída

Faltam poucos detalhes para que a Unisp de Vilhena seja concluída

Ao concentrar num mesmo prédio representações das Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) do município de Vilhena será fundamental no combate à criminalidade na região. As obras estão em fase final, segundo Adônis Hoffmann, da empresa Construvil, responsável pela construção. O investimento é de pouco mais de R$ 3 milhões.

A localização e o projeto arquitetônico vão conferir à Unisp de Vilhena diversas vantagens. Por estar no centro da cidade, no bairro Jardim América, permitirá acesso fácil ao cidadão que necessitar de atendimento policial ou dos bombeiros.

Segundo Adônis Hoffmann, o prédio tem 50 ambientes, nos quais serão instalados os organismos de segurança pública, conforme suas necessidades. Há, ainda, três salas de custódia, onde serão colocadas pessoas detidas antes de serem encaminhadas para os locais onde aguardarão decisão judicial.

O conforto que será oferecido aos usuários é destaque no prédio. As instalações aproveitam a luz natural e contam com elevador. No total, 27 banheiros estarão disponíveis. Ainda faltam, segundo o construtor, detalhes finais do acabamento e complementos mínimos.

APROVEITAMENTO

Unidades integradas como a de Vilhena fazem parte do planejamento da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para potencializar o aproveitamento do seu efetivo e atender melhor ao cidadão. No segundo semestre deste ano, 16 Unisp serão inauguradas em todo o Estado, das quais seis são de grande porte e estão localizadas em municípios de grande densidade populacional.

Das 19 Unisps contempladas no Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise), seis de grande porte e 10 de pequeno porte devem ser entregues no segundo semestre. Com a ativação dessas unidades serão desativadas as delegacias policiais e o efetivo vai fortalecer atividades, como a investigação de crimes.

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, disse que tudo isso deve ser acrescido ao fato de que as Unisps foram projetadas para trazer mais conforto aos servidores e à população que procura os serviços.

André Roberto, gerente de Planejamento da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), explicou que a Unisp de Vilhena vai abrigar duas Delegacias da Polícia Civil, uma Companhia da Polícia Militar e uma secção do Corpo de Bombeiros.

“A intenção da integração, neste formato, é fazer com que as informações sejam compartilhadas para que as medidas de segurança pública, tanto no âmbito investigativo, quando no âmbito de policiamento ostensivo, caminhem na mesma direção”, afirmou André Roberto.

Ainda segundo ele, a meta é buscar a redução dos índices de criminalidades na área em que a unidade estiver implantada. A obra está em fase final de acabamento e deve ser entregue em até 60 dias. Após esta etapa, virá a fase de instalação de refrigeração, mobiliário e equipamentos. Em seguida, o prédio estará pronto para ser inaugurado até outubro ou novembro deste ano.

“As Unisps foram concebidas para também oferecer atendimento humanizado, inclusive para funcionar com psicólogos. Com atendimento centralizado, o pessoal sai das delegacias para atuar nas investigações”, completou.

BOMBEIROS

Tenente bombeiro, Moacyr de Paula Júnior, explica as vantagens que o novo quartel oferecerá

Tenente bombeiro Moacyr de Paula Júnior explica as vantagens que o novo quartel oferecerá

Outra importante obra para o município de Vilhena é a construção do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB), que está sendo finalizado. O prédio vai abrigar o 1º Subgrupamento e está sendo erguido numa região de importância estratégica, pois facilitará o deslocamento de ambulância e caminhões para os atendimentos.

“Nestas instalações ficará a parte operacional da corporação”, explicou o tenente Moacyr de Paula Júnior, assessor de imprensa e patrimônio do 3º GB.

O efetivo do grupamento é composto por 47 militares. Para ser concluída, a obra ainda depende da realização de pequenos serviços que dependem de decisões administrativas.

O militar destacou que o novo quartel, além de permitir resposta mais rápida aos chamados da população, disporá de melhores instalações para os plantonistas e serviços de rotina, além de área para treinamento.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes