UNISP CENTRO

Unidade de Segurança conta com atendimento de psicólogos e assistentes sociais

16 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A inauguração da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) na região central de Porto Velho, nessa quarta-feira (15) traz para a população o conceito de atendimento aos usuários do serviço público que o governo estadual implanta gradativamente. Além dos órgãos considerados tradicionais de segurança, que integram as Unisps, como Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros e Detran, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) integra o projeto disponibilizando psicólogos e assistentes sociais para o atendimento na unidade.

Governador Confúcio e o secretário Caetano percorreram o prédio da Unisp

O investimento total foi de quase R$ 4,2 milhões, dos quais R$ 3,5milhões foram aplicados na construção do prédio. O restante foi empregado na refrigeração e mobiliário. A unidade é a segunda a funcionar na capital, que terá ainda mais duas.

Na avaliação do governador Confúcio Moura, o atendimento psicológico é um ato importante.  “Alguns casos poderão ser resolvidos por esses profissionais, especializados em ouvir, conversar e solucionar problemas considerados sérios com a facilidade do diálogo. Muitas vezes o problema nem é de polícia ou de prender alguém. Mas, sim, de conversar”, disse o governador.

A Unisp Centro conta com o 1º e o 3º DP’s, com todo o seu efetivo no primeiro andar; o prédio abrigará também dois cartórios, duas salas de audiência de custódia, uma sala para o delegado titular, uma sala para o adjunto, três salas destinadas a delegados, copa, sala de descanso e sala de espera para vítima.

O Serviço de Investigação e Captura (Sevic 1 e 2) e o Detran também funcionarão no primeiro andar que dispõe  de 28 repartições para atendimento geral. Já a Polícia Militar, o corpo de Bombeiros e o 1º Grupamento da Defesa Civil do estado serão encontrados no segundo andar, em 21 repartições.

Além do governador, participaram da inauguração o titular da sesdec, Lioberto Caetano; o secretário chefe da Casa Civil, Emerson Castro; o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga;  a secretária estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social, Hérika Fontenele; os comandantes-gerais da PM, coronel Ênedy; e do Corpo de Bombeiro, coronel Rodrigues; entre outras autoridades.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins