TRAFEGABILIDADE

Trecho não pavimentado da RO-494, na região de Primavera de Rondônia passa por manutenção e melhorias

16 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), intensificou as ações de melhorias nas rodovias primárias (não pavimentadas), para garantir melhor trafegabilidade aos moradores e caminhoneiros na região do município de Primavera de Rondônia. A equipe da 11ª Residência Regional do DER, em Pimenta Bueno, responsável pela malha viária da região, realiza os serviços de reconformação de plataforma (patrolamento), encascalhamento, limpeza lateral de vegetação com motoniveladora, levantamento do greide da pista e sistema de drenagem (saídas de água), na RO-494 popularmente conhecida como “Kapa 24”, que interliga Primavera de Rondônia com a RO-491 (Linha-45), RO-489, RO-495 aos distritos de Novo Plano e Querência do Norte e ao município de Parecis.

O residente regional do DER de Pimenta Bueno, Thiago Fajardo, enfatiza que a Kapa 24 (rodovia 494), recebeu diversas ações de melhorias. “Essa via possuía vários pontos em que o eixo da pista era muito baixo e no período do inverno amazônico alagavam. A equipe trabalha e resolve esses problemas crônicos para proporcionar a trafegabilidade durante o ano todo, mesmo no período de chuva. Na RO-494, já foram instalados mais de 20 tubos de aço corrugado. Alguns trechos ainda receberão esse trabalho de bota-dentro e aterro, alteando o eixo da pista, evitando alagamentos e atoleiros”, explicou Thiago Fajardo.

Segundo o diretor-geral do DER, Elias Rezende, os trabalhos seguem o cronograma anual de planejamento de ações e só é possível graças ao empenho dos servidores do DER. “Os nossos residentes das 14 regionais e os gerentes das cinco Usinas de Asfalto, juntamente com os guerreiros (servidores) são os verdadeiros heróis e fazem a máquina pública funcionar. São eles que seguem a orientação do governador Marcos Rocha e executam o serviço. A RO-494 na região de Primavera de Rondônia é um dos principais corredores do transporte do agronegócio. A “Kapa 24” representa uma verdadeira espinha dorsal que interliga diversos distritos e municípios de Rondônia”, finalizou.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros