Governo de Rondônia
29/03/2024

TECNOLOGIA

Tecnologia do software e-Cidades é transferida à Sepog e Supel

21 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Detic, Supel e Sepog durante transferência de tecnologia do e-Estado

Servidores da Detic, Supel e Sepog durante encontro para transferência de tecnologia do e-Estado

Após o início da execução do e-Estado e do primeiro encontro de alinhamento do sistema e-Cidades com gestores estaduais, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) promoveu a primeira transferência tecnológica do projeto às equipes de Tecnologia da Informação (TI). A reunião aconteceu nos dias 18 e 19 com Detic, Sepog e Supel.

Os encontros seguem planejamento de implantação do novo sistema de gerenciamento que informatizará os dados da administração pública estadual. Através do projeto e-Estado, a governança planeja unificar o controle gerencial das atividades administrativas a partir das funcionalidades do e-Cidades, software de código aberto disponibilizado gratuitamente às cidades e estados.

O projeto passa por fase de customização e adequação das funcionalidades nativas do software à realidade administrativa local. As reuniões da apresentação a quem realmente utilizará o software, é de fundamental importância para o sucesso do projeto, explica a coordenadora do e-Estado, Raquel Mazzuchelli.

“Nesses encontros é possível detalhar o potencial sistêmico e adequá-lo conforme as necessidades dos gestores”, afirma a coordenadora. Segundo Raquel, nos dias 18 e 19 foram deliberadas todas as áreas de arquitetura de aplicação da base de dados, incluindo infraestrutura de hardware e software do projeto.

O módulo de compras e licitação, apresentado aos servidores da Superintendência Estadual de Licitações (Supel), no último dia 12, é o primeiro na lista para implantação na administração estadual e integra o núcleo de patrimônio, materiais e almoxarifado. O próximo é o módulo de recursos humanos que abrange as áreas de previdência e folha de pagamento.

Projeto e-Estado

É fundamentado na customização do software livre e-Cidades cujo objetivo é potencializar o processamento das informações governamentais através da informatização das ações gerenciais do governo. Possibilita a organização de gastos, do orçamento, da receita tributária, do controle de medicamentos, de recursos humanos e outros serviços no mesmo aplicativo.

Atualmente a empresa vencedora do certame licitatório e responsável pela adaptação do projeto está efetivando a implantação do programa, adequando os dados, difundindo a tecnologia, capacitando os usuários através de suporte técnico, prestando manutenção evolutiva e elaborando a documentação dos módulos nas áreas prioritárias.

Com a utilização do software o Estado irá diversificar a tecnologia da gestão dos recursos públicos, a prestação de serviços à sociedade, facilitando auditoria e apresentação de contas aos órgãos de fiscalização.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Detic
Fotos: DEtic
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo