Governo de Rondônia
25/04/2024

SISPAR

Tecnologia desenvolvida para credenciamento do Terceiro Setor em Rondônia desperta interesse de outros estados

23 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia está fornecendo para outros estados da federação o Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado de Rondônia (Sispar), definido como um marco regulatório nas relações entre o poder público e o terceiro setor, conforme o gerente de Desenvolvimento da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Ricardo Machado.

O chefe do Núcleo do Terceiro Setor, Rafael Vargas Lara, explicou que a Lei Estadual 3.122, de 1° de julho de 2013, foi responsável pela criação do Sispar, considerado o principal instrumento de credenciamento e titulação das entidades e organizações interessadas em realizar atividades complementares às ações exclusivas e não exclusivas de interesse do governo.

Segundo Rafael Lara, o Sispar fomenta as atividades de desenvolvimento econômico e social com o intuito de disciplinar a atuação do poder público com as entidades tituladas ou não, nos termos da lei. Para usufruir dos benefícios da lei do terceiro setor, não é necessário que a entidade tenha o título de utilidade pública, organizações sociais e organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip). Já estão cadastradas 1.072 organizações, das quais 362 já estão credenciadas, ou seja, aptas a prestar serviços para o governo do estado.

Segundo o gerente de Desenvolvimento da Detic, o sistema que foi implantado no governo de Rondônia em fevereiro deste ano já foi repassado a custo zero para a cidade de Pato de Minas (MG) e outros estados já demonstraram interesse.

Leia Mais:

Superintendência de Assuntos Estratégicos vai capacitar 300 entidades do terceiro setor em dois anos
Governo prepara chamamento público para firmar parcerias voluntárias com entidades da sociedade civil


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Legislação, Rondônia, Serviço, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo