Governo de Rondônia
15/07/2024

AGRONEGÓCIO LÁCTEO

Técnicos do governo de Rondônia são jurados no maior concurso de queijos da América Latina

27 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia marca presença na Expoqueijo, maior exposição de queijos da América Latina

Quatro especialistas em leite e queijos do governo de Rondônia participam como membros do corpo de jurados da Expoqueijo, maior evento de laticínios da América Latina, que acontece de 24 e 30 de junho, na cidade de Araxá, em Minas Gerais. O evento reúne expositores e técnicos especialistas em produtos lácteos e queijos artesanais de todo o mundo, ao lado de estudiosos do queijo dos principais estados produtores do Brasil e de países como Itália, França, Reino Unido, Argentina, Chile e Uruguai.

O convite feito aos técnicos da Entidade Autárquica de Assistencial Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), demonstra a importância e expressão da produção rondoniense na cadeia do leite e queijo do país. Na última edição da Expoqueijo, em 2023, passaram pelo pavilhão do queijo durante o concurso, mais de 43 mil visitantes e foram publicadas mais de mil matérias jornalísticas sobre o evento, no Brasil e no mundo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, todas as iniciativas que elevam a visibilidade do estado e valorizam a produção, são importantes para o desenvolvimento e sustentabilidade da agricultura, especialmente a familiar. “O agronegócio do leite e seus derivados desempenham um relevante papel para a economia estadual, fortalecendo as ações que estimulam o crescimento do nosso estado”, ressaltou.

VISIBILIDADE

A visibilidade alcançada pelo estado de Rondônia, neste ramo da economia, se deve principalmente aos investimentos do governo em programas e projetos de incentivo à produção, especialmente no que diz respeito à agricultura familiar, segmento onde se concentra a maioria dos produtores de leite rondonienses.

O Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia (Prove/RO), que incentiva a instalação de agroindústrias familiares rurais, e os projetos técnicos de melhoramento genético, manejo de pastagens e gestão da propriedade rural, como o Inseminar e o Consultec, executados pela Emater-RO, têm alavancado a cadeia produtiva do leite e queijo, colocando Rondônia entre os principais produtores de lácteos do país.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Gilvania Carvalho e Flavia Ferreira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Concursos, Economia, Evento, Governo, Municípios, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo