Governo de Rondônia
25/04/2024

EVENTO

Responsabilidade com animais durante cavalgada da Expoari é do cavaleiro, alerta Agência Idaron

23 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Tradicional cavalgada de abertura da Expoari

Tradicional cavalgada de abertura da Expoari

Para as comitivas que participarão  da cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária e Industrial  de Ariquemes, os técnicos da Agência de  Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron)  alertam que é de responsabilidade dos proprietários os cuidados com os animais. Considerada a quarta maior festa agropecuária do país, a Expoari mantém a tradição de iniciar o evento com a cavalgada e na edição deste ano ela acontece no próximo sábado, 25.

“É de responsabilidade do cavaleiro ter conhecimento das condições de saúde do animal e da capacidade do mesmo de conseguir fazer o percurso”,  afirma o veterinário da Idaron, Murilo Freitas. Ele disse que, durante a cavalgada, não serão admitidas as ações que  causem sofrimento aos animais, tais como a utilização de esporas, chicotes ou qualquer outro instrumento que possa ferir o animal para incitar a cavalgada.

Qualquer conduta de maus tratos contra animais, abusando-se  da sua utilização, castigando-os, o que constitui o crime previsto no artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais  nº 9.605/98, dá pena de até um ano de detenção e multa.

Segundo Freitas, não serão autorizadas a ocupação de mais de uma pessoa por montaria, exceto criança, nem a condução de montaria por menores de 12 anos, salvo se acompanhados de adulto.

Para o veterinário, a Expoari é uma grande festa, que deve ser aproveitada por todos de forma responsável, respeitando o bem estar dos animais participantes e, acima de tudo, mostrando a força do agronegócio não só de Ariquemes, mas de todo o Estado de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Arquivo Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo