Governo de Rondônia
16/04/2024

OFICINAS

Técnicos da Emater iniciam atividades programadas para o 6º Concafé

21 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

As atividades do sexto Concafé, são iniciadas com visitação de técnicos da Emater

O município de Cacoal recebe esta semana, técnicos e produtores rurais para os eventos técnicos de premiação do 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado pelo Governo de Rondônia, onde serão desenvolvidas diversas oficinas e palestras técnicas proferidas por pesquisadores e outros profissionais da indústria e do mercado de café.

Somente a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), enviou mais de cem técnicos para participar das oficinas de capacitação oferecidas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e parceiros. Os temas dos eventos variam de assuntos mais gerais, como perspectivas de mercado para cafés especiais, à mais restritas, como aplicação de defensivos com o uso da tecnologia de drones.

Os palestrantes são especialistas, da própria Emater ou convidados de outros estados. Para falar de pragas do café canephora, está vindo do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), no Espírito Santo, o pesquisador e entomologista Cesar Jose Fanton. E para orientar sobre avaliação de clones de café, será o pesquisador da Embrapa Rondônia Alexsandro Teixeira.

Este ano há uma grande expectativa entre produtores e técnicos para saber de onde virá o campeão, estamos na sexta edição do Concafé e a maioria dos prêmios até agora saíram para Cacoal e proximidades, no ano passado o primeiro lugar geral do concurso foi para a agricultora Luciana Franklin de Novo Horizonte do Oeste, que levou um trator cafeeiro como troféu, e o prêmio sustentabilidade ficou com a família Bento, de Cacoal.

Os técnicos extensionistas, ficam satisfeitos de ver uma propriedade premiada entre aquelas que eles assistem em seus municípios. É o que diz o gerente local da Emater-RO, de Novo Horizonte, José Aparecido. O município em que ele atua, ganhou o Concafé e o concurso da Associação Brasileira da Indústria do Café – Abic, do ano passado. Aparecido é o entrevistado do Podcast “Emater e o Campo” desta semana, ele está confiante no desempenho dos produtores orientados por sua equipe e acredita que, pelos menos um deles, vai estar entre os primeiros colocados do 6º Concafé.

O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Cesar Padovani, e o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, estão em Cacoal coordenando os trabalhos do concurso que é o maior e mais esperado evento da cafeicultura do Estado.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Sancler Rebolsas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação


Compartilhe


Pular para o conteúdo