Governo de Rondônia
02/11/2024

CONSEQUÊNCIA

Suspensão de CNHs reforça compromisso pela garantia de trânsito seguro em Rondônia

04 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Detran está atento para inibir irresponsabilidades no trânsito e imprudentes estão sujeitos a suspensão da CNH

Quem nunca se irritou com motoristas que fazem das ruas da cidade ‘propriedade privada’ deles? Também têm aqueles que entram e saem das ruas sem sinalizar e ainda os que prejudicam a circulação porque estão falando ou respondendo mensagens no celular. Imprudências como essas e outras ainda mais graves como dirigir alcoolizado tornam o trânsito muito perigoso. Para frear isso, é preciso limites. Em Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está atento para garantir um trânsito mais seguro.

De acordo com o coordenador de Habilitação, Sidney Eduardo Filho, o condutor que acumular 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no período de 12 meses perde o direito de dirigir por no mínimo seis meses,podendo chegar a dois anos quando reincidente no período de um ano.

Segundo a presidente da Comissão de Apreensão de CNH de Porto Velho, Andressa Silva, 312 condutores tiveram a CNH suspensa no Estado em 2016 e em 2017 houve a suspensão da habilitação de 373 condutores. O condutor só volta a ter o direito de dirigir após cumprir a penalidade prevista na legislação de trânsito e passar por um curso de reciclagem. Uma forma de garantir boas práticas no trânsito.

Entre as infrações mais comuns que levam a perda do direito de dirigir estão a falta do uso do cinto de segurança (Cinco pontos na CNH); seguido do uso do celular ao volante (Sete pontos na CNH); conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado (Sete pontos na CNH) e dirigir com a CNH vencida (Sete pontos na CNH). “Hoje em dia não se justifica mais o condutor deixar de renovar sua habilitação. No mesmo dia, o motorista paga as taxas, faz os exames e recebe sua habilitação’’, garante Sidney.

De acordo com Andressa Silva, há um número significativo de condutores que receberam a notificação para a entrega da Carteira de Habilitação e início do cumprimento da suspensão do direito de dirigir, mas estes não efetuam a entrega da habilitação. Nestes casos, os condutores não conseguem fazer renovação, ter acesso a 2° via e nenhum outro serviços inerentes a CNH. E se o condutor for  abordado em uma fiscalização de trânsito e verificado que ele está dirigindo com a CNH suspensa, haverá a instauração de processo administrativo para que haja a cassação da CNH.

Outra infração grave e recorrente em Rondônia é dirigir sobre influência de álcool. Quem for pego pela Operação Lei Seca dirigindo alcoolizado ou se recusar a fazer teste do bafômetro além de pagar uma multa no valor de R$ 2.934,70 terá habilitação recolhida e processo instaurado no Detran para suspensão da CNH pelo prazo de 12 meses. Para o Detran, é preciso conscientização para inibir o desrespeito às leis e as graves sequelas e até mortes geradas pelos acidentes de trânsito.

Leia mais. 

 CNH Eletrônica gratuita já tem 2 mil unidades geradas em dois meses de funcionamento em Rondônia

 Nova sede da Ciretran de Buritis é entregue a população, proporcionando mais conforto e agilidade na emissão de documentos

 Escola Pública de Trânsito divulga calendário de cursos para formação de condutores em Porto Velho e mais nove municípios


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo