ECONOMIA

Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia ouve propostas da Fiero para o setor industrial

04 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Diretoria da Fiero apresenta propostas do Setor Industrial para Rubens Nascimento, superintendente da Suder

A Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) iniciou suas atividades mantendo conversações com  a Federação das Indústrias do Estado (Fiero), cujo objetivo é fortalecer a parceria entre o estado e as indústrias. Na mesa de trabalho estavam o titular da Suder, Rubens Nascimento, o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o superintendente desta instituição, Gilberto Batipsta, o assessor técnico, Antônio Marrocos, e o consultor de parceria público privada, José Bianco.

A Suder é órgão da administração estadual, instituído na atual reestruturação do governo, com a missão de  incrementar as políticas para o comércio, a indústria e o desenvolvimento. “Precisamos saber o que o segmento das indústrias anseia e como  pode contribuir para o desenvolvimento de Rondônia, para que o estado possa fazer intervenções  sobre aplicações de recursos”, salientou o superintendente Rubens  Nascimento.

De acordo Marcelo Thomé, a Fiero propõe ao governo um mapeamento nos entraves logísticos e tributários, que retardam o crescimento do estado; vocações  regionais e setoriais com seus respectivos arranjos produtivos; a implementação de novos arranjos, como a agregação de valores à produção local, por  exemplo, a comercialização não apenas da madeira bruta, mas beneficiada e até mesmo a fabricação e venda direta do seu produto final.

Já a abordagem de Gilberto Baptista foi sobre o setor de laticínio. Segundo ele, entre tantos subprodutos do leite, Rondônia acaba produzindo um único tipo de queijo e, por consequência, deixa de atender ao mercado interno.

“São estas colocações que precisamos ouvir, conhecer e a Fiero vai desenvolver alguns projetos para que possamos trabalhar”, explicou o superintendente da Suder.

Conforme Rubens Nascimento, o governo quer ouvir todos os segmentos produtivos e, para a próxima rodada de discussões, a Suder pretende dialogar com o prefeito Mauro Nazif, visando ampliar as abordagens dos projetos para Porto Velho.

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes