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22/12/2024

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Sistemas geram mais transparência, agilidade e aproximam governo da população rondoniense

15 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia investiu nos últimos anos para levar os serviços e trâmites da gestão para o online. Pelo menos 19 sistemas foram criados com as mais diversas finalidades. Uma mobilização, segundo o diretor executivo da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Ronaldo Sawada, que trouxe para o Estado mais transparência, agilidade e economia, além de aproximar o governo da população.

Entre os principais sistemas existentes no governo de Rondônia está a Infovia, uma infraestrutura de comunicação através de fibra ótica; Ouvidoria Geral, que é um canal de diálogo entre o cidadão e a administração Pública; Sispar que permite o credenciamento e controle das Entidades do Terceiro Setor; o Morada Nova, que permite controlar e documentar o cadastramento das famílias participantes do programa de inclusão habitacional.

O Portal do Detran é considerado um dos sistemas que mais avança entre os que ofertam serviços direto ao cidadão

 

E ainda o Sistema de Gestão de Eventos, com o objetivo de gerenciar os eventos oficiais disponibilizando data, horário, local e formulário de inscrição aos usuários; Gfood de controle alimentar prisional; Banco de Talentos, que dá base para decisões estratégicas no processo de seleção para o preenchimento de cargo vago; Gerenciamento de Ocorrências Prisionais; Mutirão Fiscal para negociação fiscal de pendências com a Secretaria de Finanças.

Tem também o Gerenciamento de Projetos para acompanhar e gerenciar demandas de serviços externos e internos de atendimento de serviços de tecnologia; Prêmio Boas Ideias que busca valorizar a iniciativa do servidor público de como melhorar nos serviços prestados à sociedade; Sistema da Corregedoria Geral de Administração, que gerencia as informações dos processos de sindicâncias e administrativos disciplinares;

E ainda o Rondônia Rural Show, sistema que gerencia a feira de tecnologia e oportunidade de negócios voltados ao setor agropecuário; Núcleo RO, que gerencia e controla os usuários e seus perfis cadastrados nos demais sistemas desenvolvidos pela Detic; Sistema de protocolo, que armazena e fornece informações sobre a tramitação dos documentos oficiais; Consulta Pública de Processo; Central de Serviços de Tecnologia da Informação que serve para o gerenciamento de incidentes em Tecnologia da Informação.

O Zimbra E-mail para compartilhamento de agendas, contatos e arquivos, e o e-Estado, sistema de gestão integrada do governo. ‘‘Temos alguns sistemas próprios e outros desenvolvidos por instituições como Tribunal de Contas, que é um desenvolvimento colaborativo’’, explica o diretor.  Para Sawada, quanto à gestão pública, um dos sistemas considerados mais importantes é o e-Estado. O diretor revela que o sucesso desse software é tão grande que já foi solicitado por prefeituras.

GESTÃO

O sistema se destina a informatizar a gestão de forma integrada e contempla informações sobre patrimônio e recursos humanos. ‘‘O que permite ter a movimentação dos servidores como nomeações, frequências, folha de pagamento, documentos digitalizados, saber quais estão ativos e quais não estão’’, explica o diretor.

Outro avanço é o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com impactos na agilidade e na eliminação de papel nos trâmites do governo, permitindo, inclusive, a assinatura digital que possibilita que documentos sejam despachados online.

‘‘Antes, quando era necessário encaminhar, por exemplo, um ofício, para o município de Candeias do Jamari, era preciso empregar servidor, veículo e custear os gastos do deslocamento, agora não. Temos hoje 13 mil pessoas que tramitam processos no SEI e tem cerca de 92 mil processos’’, conta.

Outro sistema que também tem trazido bons resultados é o Gfood, que controla o fornecimento, contagem, qualidade e valores da alimentação fornecida diariamente nas unidades prisionais e socioeducativas do estado de Rondônia. ‘‘Isso trouxe transparência e uma economia muito grande, porque registra a alimentação que foi entregue e que foi consumida’’, conta Sawada.

CIDADÃO

O diretor destaca que entre os serviços disponíveis ao público de forma online, se destacam os realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran), que permite acesso online a serviços de Habilitação e Veículos; Junta Comercial de Rondônia (Jucer), considerada a mais ágil do Brasil em abertura de empresas; os da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) que possibilitam o usuário parcelar e até  reparcelar dívidas; e ainda o Matrícula Online, que está apto para rematrículas nas escolas estaduais.

Para Sawada, tornar governo digital é um desafio e uma meta a ser perseguida e envolve três etapas: planejamento, desenvolvimento e melhoria. ‘‘Considero que estamos na fase do desenvolvimento. Quando conseguirmos ter todos os sistemas que envolvam os serviços públicos do governo é que conseguiremos passar para a governança digital’’, afirma.

E as iniciativas do governo para alcançar essa meta não param. Segundo o diretor, novos sistemas são planejados e devem em breve estarem disponíveis como o sistema mobile para facilitar e agilizar o atendimento na segurança pública; sistema de agendamento online para atendimento no Tudo Aqui e ainda o sistema que reúne dados sobre catástrofes naturais, como as cheias dos rios e sobre aqueles que têm direito a auxílios por terem ficado em situação de vulnerabilidade.

Para Sawada, os avanços em tecnologia de informação se devem muito a um governo visionário que deixa para Rondônia um legado de modernização e inovações.

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Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


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