SEGURANÇA

Sistema prisional de Rondônia recebe reforço de pistolas e fuzis modernos do Governo do Estado

29 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Noventa e uma pistolas, modelo Taurus TS9, e 27 fuzis 556, adquiridos pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, passam a reforçar o sistema prisional do Estado. Houve também, a aquisição de materiais para treinamento de cães policiais. A entrega desses equipamentos aconteceu na terça-feira (28), no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira.

O investimento de mais de R$ 743 mil na aquisição de pistolas e fuzis, com recursos provenientes do Fundo Penitenciário do Governo de Rondônia e Fundo Penitenciário Nacional – Funpen do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, faz parte do compromisso do Governo de Rondônia em fortalecer a segurança nas unidades prisionais. Além disso, o Governo investiu recurso próprio no valor de R$ 15.410,00, na aquisição de materiais para o treinamento de cães policiais.

Bazuca é um dos cães policiais de Rondônia

‘‘O Governo de Rondônia está trabalhando para que a sociedade se sinta mais segura, e a Sejus é importante para isso, pois tem a missão de manter a segurança nas unidades prisionais. O Estado é o quarto do Brasil, onde há mais presos que trabalham, estimulando eles a ter uma vida digna. O Governo está dando melhor condição de trabalho aos nossos policiais penais, e ainda estamos investindo no adestramento de cães policiais’’, afirmou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

O governador destacou que a entrega faz parte de uma série de aquisições que o Governo de Rondônia está fazendo para aparelhar e modernizar o sistema prisional de Rondônia, com o objetivo de torná-lo referência no Brasil.

‘‘Rondônia já tem o menor índice de desemprego do Brasil, tem um agro forte, onde a costelinha do tambaqui foi premiada este ano nos Estados Unidos, e queremos torná-lo primeiro do Brasil em muitos outros aspectos positivos, inclusive no sistema prisional, e em todas as demais forças policiais do Estado’’, garante o governador.

O secretário Estadual da Justiça, Marcus Rito, reforçou que os investimento do Governo de Rondônia na Sejus tem sido de forma completa, desde o reforço do armamento até a melhorias das estruturas prisionais, o que está dando robustez ao trabalho desempenhado pela secretaria em benefício da sociedade. ‘‘O Estado tem realizado entregas de novos equipamentos para a Sejus, isso mostra a atenção que tem dado para fortalecer o sistema prisional, todos esses investimentos têm permitido implantar novas ações e fortalecer as já existentes’’, avalia o secretário.

Foram adquiridos 27 fuzis, modelo 556

ARMAMENTO

As 91 pistolas serão destinadas a todas as unidades prisionais do Estado, e os 27 fuzis (556)  serão distribuídos nas seguintes unidades: Presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603), presídio Milton Soares de Carvalho (470), Cadeia Pública de Costa Marques; Penitenciária Regional de Nova Mamoré; Regional de Ji-Paraná; Centro de ressocialização de Vilhena; Regional de Rolim de Moura; Regional de Jaru, Centro de ressocialização de Ariquemes, e  também ao Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – Gape.

Com mais este ciclo de aquisição, a Sejus soma 950 novas pistolas e 70 novos fuzis para a segurança das unidades prisionais e de toda a sociedade.

PROJETO ‘‘CÃO POLICIAL’’

Em execução desde 2021, onde três cães são mantidos em treinamento no canil localizado no Gape, e auxiliam as atividades policiais, o Projeto Cão Policial ganhou reforço com aquisição de produtos de alta qualidade para treinamento dos cães. Com o treinamento constante, o papel dos cães é complementar o trabalho realizado pelos policiais penais, principalmente na busca de drogas e celulares, nas revistas em celas ou durante revistas gerais em estabelecimentos penais.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry