Governo de Rondônia
20/04/2024

EXTENSÃO RURAL

Sistema de gerenciamento implantado na Emater é apresentado para outros estados

28 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Com o Sigater fica mais fácil acompanhar as atividades no campo

Representantes das entidades de assistência técnica e extensão rural de sete estados participaram de uma apresentação, realizada pelo presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, Luciano Brandão, sobre o funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Ater – Sigater. O sistema tem sido uma ferramenta importante na compilação das atividades desenvolvidas no campo e tem contribuído para o levantamento de resultados, a fim de aprimorar os trabalhos de sistematização das ações de Políticas Públicas voltadas à agricultura familiar.

Implantado para gerar e agilizar o acesso às informações sobre a agricultura familiar e as atividades de Ater, o sistema tem chamado a atenção de outras instituições pelos resultados satisfatórios que vem obtendo junto aos técnicos. Além da facilidade de acesso, pode ser abastecido também off-line, e fornece informações atualizadas e precisas em tempo real.

Luciano Brandão disse, que a implantação do Sigater foi muito importante para agilizar o abastecimento de informações e trabalhar as planilhas, permitindo uma visualização on-line das ações praticadas no campo. “Já vinhamos trabalhando esse sistema há algum tempo e temos aprimorado a cada ano. Hoje já é possível, ter a localização da propriedade via georreferenciamento, e saber o que a Emater está trabalhando com aquele produtor”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a implantação de novas tecnologias nos serviços de assistência técnica e extensão rural, faz parte da proposta de uma nova visão de Ater no Estado, inserida no Plano Estratégico de Governo para fortalecimento da agricultura familiar. “Através dessas ações buscamos incentivar os colaboradores da instituição, a desenvolverem suas atividades no campo, assistindo as famílias rurais de forma moderna e tecnificada”, destacou.

Participaram dessa apresentação feita pelo presidente da Emater/RO, os representantes das instituições de Ater do Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Acre, Roraima e Minas Gerais. Essa ação faz parte da proposta de Luciano Brandão, como vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária – Asbraer, de levar a tecnologia implantada em Rondônia pra fortalecimento das instituições de Ater de todo o país.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Rayne Andrade
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo