Governo de Rondônia
28/04/2024

COOPERAÇÃO TÉCNICA

Sistema de gerenciamento da Emater-RO traz comitiva do Acre a Rondônia

21 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A cooperação técnica entre Emater/RO e a Emater/AC vem de longa data e tem oportunizado troca de conhecimento e informações 

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO), recebeu na segunda-feira (19), o presidente da Emater/Acre, Rynaldo Lúcio dos Santos, para uma visita técnica ao órgão de assistência técnica e extensão rural rondoniense. Acompanhado de parte de sua diretoria, o presidente acriano veio consolidar uma parceria firmada ao longo dos últimos anos e discutir a dinamização dos serviços de Ater, por meio do sistema de gerenciamento adotado pela Emater/RO, que permite a interatividade de informações em tempo real.

Segundo o presidente da Emater/RO, o Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater), tem sido  importante para agilizar o abastecimento de informações, tornando-se uma ferramenta de relevância na compilação das atividades desenvolvidas no campo, e para o levantamento de resultados no intuito de aprimorar os trabalhos de sistematização das ações de políticas públicas, voltadas à agricultura familiar. “Nos últimos anos, nós temos aprimorado o sistema e hoje é possível ter a localização da propriedade via georreferenciamento e o perfil produtivo do produtor, visualizando tudo na palma da mão”, explicou.

Além da Emater/AC, instituições de Ater de outros estados, também têm interesse em conhecer o Sigater de Rondônia

A cooperação técnica entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia e a Emater/AC já vem de longa data, e tem oportunizado troca de conhecimento e informações entre as entidades coirmãs. “Esta não é a primeira visita, já estivemos aqui, conhecendo esse sistema e retornamos para levar mais conhecimento e aprimorar as nossas ações”, ressaltou o presidente da Emater/AC.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a implantação de novas tecnologias nos serviços de assistência técnica e extensão rural tem sido uma marca no Governo, que trouxe como proposta; uma nova visão de Ater para o Estado. “Essa nova concepção objetiva dinamizar as ações do campo ao mesmo tempo que oferece aos técnicos da Emater/RO, condições para melhor assistir às famílias rurais de forma moderna e tecnificada”, salientou.

Além da Emater/AC, instituições de assistência técnica e extensão rural de outros estados, também têm se interessado em conhecer o sistema de gerenciamento de Ater de Rondônia, a exemplo das instituições do Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Roraima, Minas Gerais, Alagoas e Rio Grande do Sul. Essa interação conta com o apoio da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) de levar tecnologia implantada em Rondônia ao fortalecimento das instituições de ater do o país.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes e Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo